UFMG será homenageada hoje em sessão especial na Câmara Municipal
  • 14
  • 09
Plenário da Câmara: proposta foi do vereador Arnaldo Godoy. Foto: Abraão Bruck / CMBH

Plenário da Câmara: proposta foi do vereador Arnaldo Godoy. Foto: Abraão Bruck / CMBH

 

Iniciativa lembra ’90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático’

 

Nesta quinta-feira, 14, às 19h, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará Reunião Especial em celebração dos 90 anos da UFMG. A iniciativa é do vereador Arnaldo Godoy, ex-aluno de História da Instituição, que será representada pelo reitor em exercício José Marcos Nogueira, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e decano do Conselho Universitário.

O vereador compara o momento atual do país ao período da ditadura, ao lembrar que a UFMG “reafirmou seu espírito humanista e de defesa do pensamento, como vanguarda na reconstrução do movimento estudantil e na garantia da luta pelas liberdades democráticas”.

“Ingressei no curso de História em um dos momentos mais conturbados, durante o mandato do general Médici. Tempos difíceis, pós-AI–5, quando a ditadura já tinha aprofundado seu processo de desertificação social e política, por meio de prisões, torturas, mortes e banimentos”, conta Godoy.

Em sua opinião, a UFMG “foi uma instituição fundamental para retomar o espírito de combatividade e na reconstituição do espaço de militância na política”, o que levaria, mais tarde, aos movimentos pela anistia e pelas Diretas Já.

Para o parlamentar, “agora, mais uma vez, a Universidade desponta na resistência contra um governo ilegítimo, que retira direitos trabalhistas, sociais e a soberania nacional e ameaça, de modo dramático, o ensino superior e as universidades federais brasileiras”. Assim, a reunião especial será realizada em memória dos que passaram pela Instituição e por “seus 90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático”.

Mais Notícias
Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 9 jan 2017
  • 0
Com 91 depósitos de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a UFMG bateu, em 2016, o próprio recorde histórico em...
Stallman conclamou escolas e universidades a usar e ensinar apenas software livre. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 30 maio 2017
  • 0
“Não devem existir bases de dados, e sistemas digitais não devem ser desenhados para acumular dados sobre as pessoas”, afirmou hoje, em conferência no campus...
Banner SBPC
  • 20 jun 2017
  • 0
Estudantes de baixa renda que contam com assistência estudantil da UFMG, por meio de política executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), terão acesso gratuito...