Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, entrevista escritores ligados à UFMG
por: editor
0
Compartilhar :
14
09
Professores e ex-alunos compartilham suas vivências e o ofício da literatura em comemoração aos 90 anos da Universidade. Angelo Machado (foto em destaque) foi um dos entrevistados. Foto: Foca Lisboa / UFMG
Em comemoração aos 90 anos da UFMG, o programa Universo Literário apresenta uma série de entrevistas com personalidades da Literatura que já passaram pela Universidade. Confira!
Lúcia Castello Branco
Professora da Faculdade de Letras da UFMG, Lúcia é graduada em Letras, mestre em Literatura Luso Brasileira, doutora em Estudos Literários e realizou três pós-doutorados em Literatura Comparada e em Teorias Psicanalíticas. Dentre suas publicações, estão O que é escrita coletiva, Nunca mais, A mulher escrita e Contos de amor e não. Lúcia bate um papo sobre as semelhanças e diferenças entre a linguagem acadêmica e a escrita literária.
Ouça a leitura de trechos de textos de Lúcia Castello Branco:
Ave de vidro, na voz de Samuel Rosa Tou
Em torno da roda de fogo, na voz de Alessandra Ribeiro
Luís Giffoni
Dono da cadeira de número 33 da Academia Mineira de Letras, o mineiro de Baependi é graduado em Engenharia Civil pela UFMG, cursou astronomia na UFMG e literatura norte-americana no ICBEU-BH (Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos). Com 25 livros publicados, entre romances, contos, crônicas e ensaios para jovens, o escritor conversa sobre a sua trajetória na literatura.
Maria Esther Maciel
Professora da Faculdade de Letras da UFMG, Maria Esther Maciel foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, com o romance O livro dos nomes, do Prêmio Portugal Telecom e do Prêmio Jabuti, em 2009. No mesmo ano, recebeu também menção especial no Prêmio Casa de las Américas. Além de sua relação com a UFMG, ela falou sobre poesia e de suas pesquisas na Universidade, onde dá aulas de Literatura Comparada.
Ouça a leitura de trechos de textos de Maria Esther Maciel:
Onde o poema, na voz de Ewerton Martins Ribeiro
Patos, na voz de Ewerton Martins Ribeiro
Pacto, na voz de Cecília Lima
Ofício, na voz de Cecília Lima
Vera Casa Nova
Professora de Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG, Vera Casa Nova se dedica à poesia, com uma escrita marcada pela volúpia e pela sensualidade. É autora de livros como Fricções – Traço, olho e letra, publicado pela Editora UFMG, traduziu obras como Diante do tempo, de G. Didi-Huberman e contribui com os programas Cabeça Conteúdo e Toque de Poesia na Rádio UFMG Educativa. No bate-papo, ela discorre sobre sua poesia, sua relação com a UFMG e sua atuação como professora na universidade.
Ouça a leitura de trechos de textos de Vera Casa Nova:
Corpos Seriais 1, na voz de Maron Rezende
Corpos Seriais 2, na voz de Maron Rezende
Ângelo Machado
Nas últimas décadas, o professor emérito da UFMG vem aliando as carreiras de cientista e escritor infantojuvenil. É graduado em Medicina pela Universidade em 1958, porém nunca exerceu a profissão, e preferiu se dedicar ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. A partir dos anos 1980, começou a escrever livros para as crianças com foco em biologia. A atividade de escritor lhe rendeu um Prêmio Jabuti em 1993 na categoria Literatura Infantil. Homenageado com a Medalha Mendes Pimentel 2017, Machado compartilha seus ofícios e vivências.
Ouça a leitura de trechos de textos de Ângelo Machado:
O Rei Careca, na voz de Raquel Pessoa
O Velho da Montanha, na voz de Gabriela Sorice
Carlos Ávila, filho de Affonso Ávila
Além de se dedicar aos versos, Affonso Ávila foi jornalista e pesquisador, e tinha como maior conhecimento a expressão barroca. Algumas de suas principais obras são O lúdico e as projeções do mundo barroco e O visto e o imaginado, editados pela Perspectiva. No dia 6 de setembro, a família do autor recebeu a Medalha Mendes Pimentel pela doação de acervo literário feita ao Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. Conversamos com o poeta e jornalista Carlos Ávila, filho de Affonso Ávila.
Ouça a leitura de trechos de textos de Affonso Ávila:
As formações transversais, o programa intercultural de educadores indígenas, a licenciatura no campo, a criação de vagas suplementares para representantes de povos indígenas e a...