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Nº 1828 - Ano 39
08.07.2013

Comunicação para a ciência

Cedecom trabalha para ampliar divulgação da produção científica em sintonia com o processo de internacionalização da UFMG

Da redação

O Centro de Comunicação (Cedecom), cujas atividades se iniciaram há mais de quatro décadas, passa atualmente por uma fase de expansão e modernização. As ações programadas contemplam a criação de mecanismos aprimorados de divulgação nacional e internacional da produção científica da Universidade e abrangem a reconfiguração da rádio UFMG Educativa, da TV UFMG e do portal da Instituição, que há anos aguardavam novos investimentos.

O projeto destinado a aperfeiçoar os métodos e os canais de difusão da produção científica abrange duas estratégias complementares. Uma das iniciativas consiste na estruturação, por parte do Cedecom, de uma área dedicada a prestar serviços de editoração de periódicos e a criação de um ambiente virtual exclusivo no sítio da Universidade na web para abrigar as suas publicações de caráter acadêmico – 64 revistas científicas, das quais 45 estão classificadas pela rede Qualis ou se encontram indexadas. O objetivo é propiciar identidade visual e estabelecer parâmetros compatíveis com os padrões de excelência da pesquisa teórica e empírica, contribuindo, assim, para melhorar o posicionamento dos periódicos e ampliar a projeção nacional e internacional da Universidade.

Em outra frente, o Cedecom buscará aumentar o espaço editorial ocupado pela UFMG no noticiário dos veículos de comunicação especializados e de interesse geral, visando contribuir para reforçar sua reputação acadêmica no país e seu processo de internacionalização. Para isso, constituirá núcleo de produção de conteúdos jornalísticos integrado por representantes das unidades acadêmicas e demais órgãos, que ficará encarregado de prospectar e gerar informações sobre pesquisas e demais ações da UFMG para posterior divulgação.

Presença na internet

São quatro as frentes de investimento na área de internet coordenadas pelo Cedecom. A primeira é a reformulação do Portal UFMG, mídia mais influente da Instituição e que é acessada mensalmente por cerca de 700 mil usuários (IP único). Sua reformulação abrange a homepage e outras páginas a ela vinculadas e envolve atualização tecnológica para reposicionar a Universidade no ambiente vitual contemporâneo e favorecer o seu processo de internacionalização.

A segunda diz respeito à produção de aplicativos para produção de conteúdo para dispositivos móveis. Estudos internacionais indicam que smartphones e tablets serão, nos próximos anos, a principal ferramenta de conexão à internet. Assim, o desenvolvimento, a implantação e a gestão de aplicativos têm por objetivo levar a Universidade a se fazer presente nesse ambiente.

A terceira frente envolve as redes sociais, onde a UFMG já possui presença expressiva, com mais de 34 mil fãs em sua página no Facebook – o maior número entre as universidades federais – e 54 mil seguidores no Twitter. Nesse caso, a Universidade planeja investimentos para incrementar formas de produção e de veiculação de conteúdos para esses meios.

Por fim, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (DCC), o Cedecom está estruturando o Observatório da UFMG, que pretende mapear a presença da Instituição na internet (blogs, portais e redes sociais).

Rádio e TV

As mudanças em curso vão colocar também a Rádio UFMG Educativa e a TV UFMG em nova escala de operação. A Rádio adquiriu equipamentos mais modernos e potentes e ganhará, em breve, novo alcance, ampliando sua cobertura de 1,5 para 20 quilohertz. Essa reestruturação a colocará em pé de igualdade com as demais emissoras da capital mineira, à medida que passará a abranger toda a Região Metropolitana, além de melhorar substancialmente a qualidade sonora de suas transmissões.

A TV UFMG, por sua vez, que se prepara para integrar o Sistema Brasileiro de TV Digital, acaba de realinhar seus horários de exibição, de modo a permitir a incorporação de nova programação, com duração duas vezes superior à atual. Novos cenários e vinhetas, juntamente com a revitalização da marca, complementam as mudanças, que resultarão, também, na ampliação da abordagem de temáticas culturais e na abertura de espaços renovados para críticas, resenhas, opiniões e entrevistas com pesquisadores.

A rádio e a TV irão operar como laboratórios multiusuários, a fim de intensificar as atividades de formação profissional multidisciplinar, integrando alunos de diversos cursos e áreas do conhecimento em projetos desenvolvidos pelo Cedecom, mediante parcerias com unidades acadêmicas e programas de pós-graduação.

“Nossa intenção é potencializar a divulgação das atividades de pesquisa, ensino e extensão”, comenta Valéria Raimundo, professora do Departamento de Comunicação e diretora-geral do Cedecom. Com esse mesmo objetivo, foi criada a Coordenadoria de Comunicação Científica, que agregou o Núcleo de Libras e o Núcleo de Divulgação Científica, com a tarefa de mapear todos os projetos que chegam ao Cedecom, e com o objetivo de definir diretrizes para seu trabalho de comunicação científica.

“Todos os projetos em execução buscam capacitar o Cedecom com instrumentos aprimorados de prospecção, produção e divulgação de informações relacionadas às atividades acadêmicas, contribuindo, assim, para maior e mais bem qualificada projeção da Universidade”, resume Valéria Raimundo. Ela informa que, futuramente, o Cedecom ganhará sede nova, passando a integrar o Centro de Informática e Comunicação, prédio de seis andares que será construído próximo à Unidade Administrativa 3.