Busca no site da UFMG

Nº 1878 - Ano 40
29.09.2014



Encarte


Finalistas do jabuti

Duas obras de professores da UFMG concorrem ao principal prêmio do livro do país

Os livros Teoria do espaço literário, do professor Luis Alberto Brandão, da Faculdade de Letras, e Rochas ígneas e metamórficas: texturas e estruturas, de Antônio Gilberto Costa, do IGC, estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti, o principal do país na área.

Brandão concorre na categoria Teoria/Crítica literária. Publicado pela Editora Perspectiva, no fim de 2013, o livro convida a uma reflexão sobre as formas como as literaturas moderna e contemporânea lidam com o elemento espacial. Já a obra de Antonio Gilberto Costa, que saiu com a chancela da Editora UFMG, oferece em língua portuguesa informações até então disponíveis apenas em atlas estrangeiros. Ela descreve, em níveis macro e microscópico, rochas nacionais e estrangeiras, entre elas o quartzito, o basalto, a pedra-sabão e o granito.

Em sua 56ª edição, o Jabuti premia obras em 27 categorias – além de eleger os melhores livros do ano de ficção e de não ficção. Nesta primeira etapa, foram selecionadas dez obras em cada categoria. Na segunda fase da premiação, serão eleitos os primeiros, os segundos e os terceiros lugares de cada uma delas. A previsão oficial é de que a apuração da segunda fase ocorra em 16 de outubro, e a cerimônia de premiação seja realizada no dia 18 de novembro.