Busca no site da UFMG

Nº 1907 - Ano 41
08.06.2015

y

Encarte

y
acontece

espetáculo itinerante

Estreia, nesta quinta, dia 11, em Belo Horizonte, o espetáculo Intermitentes ou vai e vem, montado pelo Teatro & Cidade – Núcleo de pesquisa cênica do Teatro Universitário (TU). Com direção de Rogério Lopes e concepção e dramaturgia coletivas, a peça é um espetáculo itinerante, nascido nas ruas do centro da capital mineira, que propõe diferentes relações entre o espaço urbano e seus ocupantes. A temporada se encerra em 20 de junho, com apresentações de quinta a sábado, às 15h, na Avenida Olegário Maciel, no quarteirão entre as ruas Aimorés e Timbiras, bairro Santo Agostinho.

O grupo foi criado em 2013 para desenvolver processos teatrais em diálogo com o espaço urbano e seus moradores. Seu diretor é o professor Rogério Lopes.

áfrica

A Diretoria de Relações Internacionais receberá, até 30 de setembro, propostas de atividades científicas relacionadas a estudos sobre a África. O programa é iniciativa do Centro de Estudos Africanos (CEA), que tem a finalidade de estreitar a cooperação acadêmica entre a UFMG e instituições do continente. Os projetos selecionados vão receber até R$ 8 mil cada; o orçamento total é de R$ 50 mil. Os professores interessados devem enviar breve descrição do projeto em documento PDF para o endereço cea@dri.ufmg.br.

neuropsicologia das emoções

As implicações educacionais da neuropsicologia das emoções serão abordadas no curso de atualização que o professor Vitor Geraldi Haase, do Departamento de Psicologia, oferecerá de 13 a 17 de julho, das 8h às 12h. O curso terá 20 horas de aulas teóricas e 16 de aulas práticas opcionais. Mais informações podem ser obtidas no endereço.

revista da ufmg

Até 10 de agosto, serão recebidos artigos para a próxima edição da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, que abordará o tema Diversidade. A publicação proporá reflexão sobre o emprego do conceito de diversidade em diferentes acepções e áreas do conhecimento. A revista também está aberta à submissão de textos sobre outros temas. O formato e o prazo são os mesmos estabelecidos para os artigos sobre o tema central.

Para integrar o volume 22, números 1 e 2, de janeiro a dezembro de 2015, os trabalhos devem estar em consonância com as normas de publicação disponíveis na página. Eles devem ser enviados à Comissão Editorial por meio eletrônico (revistadaufmg@ufmg.br) ou por correio, aos cuidados de Lucília Niffinegger. O endereço é Revista da Universidade Federal de Minas Gerais – Av. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sala 3.011 – CEP: 31.270-901 – Belo Horizonte (MG).

a lei da água

A delicada relação entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos recursos hídricos é discutida no documentário A lei da água – novo código florestal, de André D’Elia e Fernando Meirelles, que será exibido em 15 de junho, a partir das 9h, na Sala de Seminários 1010 da Escola da Engenharia, campus Pampulha.

Organizada pelo Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (Lagesa), com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), a exibição será seguida por debate de cunho transdisciplinar com a presença do professor Pieter Leroy, da Faculdade de Geografia, Planejamento e Meio Ambiente da Universidade de Radboud (Holanda), e dos professores Raoni Rajão, da Escola de Engenharia, e Britaldo Soares-Filho, do IGC.

cultura científica

Será realizado no dia 16 de junho, das 9h às 12h30, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, o primeiro encontro do Fórum de Cultura Científica da UFMG. O evento é aberto a docentes, a servidores do quadro técnico-administrativo e a estudantes da Universidade.

Organizado pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), o evento tem o objetivo de discutir temas relacionados à cultura e divulgação científica e a estratégias para articular e conferir visibilidade às diversas iniciativas de comunicação pública do conhecimento produzido pelos grupos da UFMG. O Fórum é uma iniciativa construída em diálogo com diversos setores da Universidade envolvidos em ações de ensino, pesquisa e extensão.

O encontro será aberto às 9h pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Em seguida, Douglas Falcão, da Secretaria de Popularização das Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação falará sobre os Os desafios da divulgação científica no Brasil e em Minas Gerais, com participação de representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. A partir das 10h30, serão apresentadas a proposta e a agenda de trabalho do Fórum.

As inscrições podem ser feitas pelo email ddc-secretaria@proex.ufmg.br. Mais informações na DDC, pelo telefone (31) 3409-4427.