DLO
Página da UFMG

 

Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais - DLO

Pró-Reitoria de Administração - PRA

 


Misssão

Assegurar o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da UFMG por meio da execução das ações de gestão, fiscalização e operação dos seus serviços de logística e de infra-estrutura operacional.

Finalidade

Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar as atividades de logística (aquisição, controle, estocagem e distribuição de insumos e bens permanentes) e dos serviços de infra-estrutura operacional (transporte, segurança, limpeza e gerência de resíduos sólidos, fiscalização de cantinas e de publicidade nos campi, correios, malote, reprografia e arquivamento final de documentos administrativos) para a Administração Superior da UFMG, bem como normatizar, orientar e fiscalizar a execução destas atividades nas unidades universitárias e órgãos suplementares.

Histórico

O Departamento de Serviços Gerais foi criado pelo Conselho Universitário em 1987, por meio da Resolução 15/1987, que tratou da reorganização administrativa que extinguiu a estrutura organizacional da então Prefeitura da Universidade e do Departamento de Administração (DA).

A Resolução desmembrou o DA nos Departamentos de Manutenção (DM), de Material e Patrimônio (DMP) e de Serviços Gerais (DLO), vinculados à Pró-Reitoria de Administração (PRA) e no Departamentos de Planejamento Físico e Obras (DPFO), vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). Na ocasião, o Departamento de Serviços Gerais recebeu parte das funções atribuídas à Prefeitura como transporte, vigilância, limpeza e fiscalização de restaurantes e cantinas; parte das funções que atribuições do Departamento de Administração, como controle de correspondências, malote, arquivamento central e reprografia.

Inicialmente as funções do DA, de compras, controle de material e patrimonial foram alocadas ao também recém-criado Departamento de Material e Patrimônio (DMP).

Em 1999, em conjuntura na qual se destacava a necessidade de redução de custos operacionais, a Reitoria decidiu por unir os Departamentos de Material e Patrimônio e de Serviços Gerais, mantendo a nova estrutura sob o nome do segundo.

No curso do processo de reestruturação do Departamento de Serviços Gerais, observou-se sua denominação não representava com efetividade as atribuições de competência. Por isso, em 2004, foi proposta alteração do nome Departamento de Serviços Gerais para Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais – DLO, aprovada em 21 de julho de 2009, por meio da Portaria nº 050 do Reitor, Ronaldo Tadêu Pena.

Atualmente o DLO conta com mais de 90 servidores, distribuídos pelos prédios sede, localizado junto à Escola de Belas-Artes, Transportes, Oficina Mecânica e Almoxarifado e Patrimônio (antigo Setorial I).


Divisões e Seções do DLO

Diretoria

Diretor-Geral: Altair Damásio Dias

Vice-Diretora: Edna de Oliveira Costa

E-mail: dir@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4378

Secretaria-Geral – SECGER

E-mail: sadm@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4343

Arquivo

E-mail: sarquivo@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4368

Divisão de Serviços Comunitários – DISEC

Diretora: Silmara Alves de Oliveira

E-mail: disec@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4370

Divisão de Compras – DICOMP

Diretora: Margarete Maria Parreiras

E-mail: dicomp@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4386

Divisão de Finanças e Contratos – DFC

Diretor: Geovane Martins da Costa Guedes

E-mail: dfc@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-5537

Divisão de Material – DIMAT

Diretor: Fernando de Souza Guimaraes

E-mail: dimat@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4674

Divisão de Transportes – DITRA

Diretor: Helder de Faria

E-mail: ditra@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4602

Divisão de Segurança Universitária – DSU

Diretor: Luciano Quintino Ferreira

E-mail: dsu@dsg.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4380

Gestão de Sistemas Administrativos

Diretor: Wander Paulo da Rocha Custódio

E-mail: dgsa@dlo.ufmg.br

Telefone: (31) 3409-4687