DLO
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Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais - DLO

Pró-Reitoria de Administração - PRA

 

Limpeza e Conservação

Manter limpos gabinetes, laboratórios, salas, passeios e ruas em uma instituição de grande porte como a UFMG é tarefa complexa, mas que funciona com relativa simplicidade, devido à estrutura mantida pela Divisão de Serviços Comunitários, que fiscaliza tais serviços.

A UFMG não dispõe, em seu quadro funcional, de serventes para execução dos serviços de limpeza, conservação e desinfecção dos prédios (áreas internas e externas) e de arruamento dos Campi Pampulha e Saúde. Por serem tais serviços imprescindíveis para o funcionamento da Instituição, a manutenção do patrimônio e os preceitos básicos de higiene e asseio, justifica-se que venham a ser contratados, por meio de Licitação Pública instaurada nos termos da Lei 8666/93, da Instrução Normativa n° 05 de 26 de maio de 2017 e demais legislações aplicáveis.

Buscando conhecer e adequar a quantidade de serviços a ser contratada e sua real demanda, a UFMG realizou o levantamento de todas as suas áreas (internas/ externas), efetuando o registro das medidas em planilhas por Unidade e por Campus, as quais subsidiaram a elaboração de um projeto básico.

Feita de forma centralizada para toda a Universidade, exceto Hospital das Clínicas, a licitação prevê a contratação de uma ou mais empresas capazes de realizar os serviços de limpeza, conservação e desinfecção dos prédios (áreas internas e externas) e de arruamento.

Na limpeza comum estão incluídas áreas administrativas, os banheiros, gabinetes, salas de aula, laboratórios não–insalubres, auditórios, bibliotecas, pátios, praças, anfiteatros, quadras e passeios adjacentes aos prédios. Incluem-se ainda serviços específicos como a aspiração do acervo das bibliotecas. Já as áreas insalubres necessitam, além da limpeza comum, de desinfecção com produtos e procedimentos específicos. Este serviço é realizado nos laboratórios insalubres, nas áreas médico-hospitalares, nas clínicas odontológicas e no arruamento do campus Saúde.

O arruamento abrange a varrição e limpeza das ruas, passeios, sarjetas e estacionamentos.

É realizada a limpeza dos módulos de lixo e respectivos contêiners - espaços de alvenaria construídos nas imediações de cada prédio. Os módulos, mantidos trancados, abrigam o lixo gerado em todos os setores do prédio. A construção dos módulos atende ao decreto municipal nº 16.509, de 19 de dezembro de 2016 e tem por objetivo impedir o acesso de animais e catadores ao lixo produzido na Universidade. Em alguns prédios, há dois módulos, sendo um para lixo comum e o outro para resíduos infectantes. Conheça o Contrato em vigor.

O planejamento das atividades de limpeza cabe à Seção de Serviços Gerais da Unidades Acadêmicas ou sua correspondente nos Órgãos Administrativos o acompanhamento da execução destas atividades e a comunicação das irregularidades à Disec/DLO, por meio de relatório de registro de ocorrências ou através do e-mail: sfiscal@dsg.ufmg.br. Solicitações de alteração no Planejamento, tais como, execução de alguma atividade fora da freqüência, atividade que deverá ser refeita, etc. deverão ser encaminhadas pelo Chefe de Serviços Gerais ou equivalente diretamente à empresa contratada, sempre com cópia para a Disec/DLO, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Também somente o Chefe do Setor de Serviços Gerais ou equivalente poderá solicitar diretamente aos serventes a execução de qualquer atividade fora da freqüência ou das datas previamente agendadas, ou mesmo, outra atividade não prevista em contrato.