Conheça cinco Planetários brasileiros incríveis para visitar em 2020 – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Conheça cinco Planetários brasileiros incríveis para visitar em 2020

Créditos: Daniel Mansur

Conheça cinco Planetários brasileiros incríveis para visitar em 2020

Já sonhou em viajar pelo espaço sideral e apreciar suas belezas? Explorar o Universo nunca foi tão simples: basta visitar um Planetário! Nessas instalações, é possível apreciar produções audiovisuais – que, em geral, tratam de Astronomia – de forma muito mais imersiva, já que as imagens são projetadas em uma tela com formato de cúpula. Curtiu a ideia? Então, fique com a gente e descubra cinco Planetários brasileiros para visitar neste ano.

A imagem traz o projetor Skymaster ZKP4 ao centro. Ao fundo há a projeção de estrelas no domo.

Créditos: Vitor Amaro

 

1) Planetário da Unipampa
Vamos começar pelo sul do nosso país. Se você estiver na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, não deixe de visitar o Planetário da Unipampa. Inaugurado em 2017, o local exibe sessões sobre os fenômenos celestes, astros e planetas. Além disso, são oferecidas pequenas aulas, dentro do Planetário, sobre temas como as estações do ano e as fases da Lua, por exemplo. O local possui ainda um projeto de agendamento escolar. Quer saber mais? Clique aqui.

 

2) Centro de Ciências e Planetário do Pará
O nosso próximo destino é Belém, a capital do estado do Pará. O espaço é uma parada obrigatória para os visitantes da cidade, afinal, o Planetário funciona desde 1999, tem uma cúpula de 11 metros de diâmetro e comporta mais de cem pessoas! Os interessados em visitar o Centro, que é ligado à Universidade Estadual do Pará (UEPA), podem acessar o site aqui.

 

3) Planetário do Rio de Janeiro
Esse tópico vale por dois! É que a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro tem duas cúpulas: a Carl Sagan, inaugurada em 1998, e a Galileu Galilei, que funciona desde 1970. Juntas, elas comportam cerca de 350 pessoas! As Sessões de Cúpula, nas quais acontecem as projeções, prometem ao visitante um mergulho na temática da Astronomia. Você topa? Confira aqui mais informações.

 

4) Planetário Rubens de Azevedo
Fortaleza é mais uma cidade brasileira que dispõe de um Planetário. Na praia de Iracema, uma das principais da capital, está o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que, por sua vez, abriga o Planetário Rubens de Azevedo. Em funcionamento desde 1999, o espaço tem capacidade máxima de 80 pessoas e um domo de mais de 10 metros de diâmetro. Visite o portal aqui.

 

5) Espaço do Conhecimento UFMG
Por último, mas não menos importante, #vemproEspaço! O museu de ciência e cultura da Universidade, localizado na Praça da Liberdade, oferece uma experiência audiovisual de maior profundidade e total envolvimento.

Enquanto um projetor analógico permite que o Planetário reproduza o céu do passado e do futuro, em qualquer hora e lugar, os projetores digitais exibem filmes diversos no domo. Criadas pelo Núcleo de Audiovisual, o museu traz produções autorais que tratam de assuntos como as paisagens naturais e manifestações culturais, como arte e dança.

 

A imagem traz o projetor analógico Skymaster ZKP4 ao centro. Ao fundo está a tela em formato de cúpula com uma projeção abstrata e colorida.

Ao centro, é possível ver o projetor Skymaster ZKP4. Créditos: Equipe do Espaço do Conhecimento UFMG.

 

Conheça o Planetário do Espaço aqui.

 

Gostou de aprender mais sobre os Planetários do Brasil? Visite o site do Espaço e descubra muito mais sobre astronomia, ciência e cultura.