O Calendário Cósmico – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | O Calendário Cósmico

O Calendário Cósmico

Toda a história do Universo condensada em um único ano

 

02 de julho de 2024

 

Ouça também no Spotify!

 

Você já parou para pensar na sua idade? No tempo em que você ou seus parentes e amigos próximos já passaram no planeta? Já parou para pensar na idade da Terra ou do nosso Sistema Solar? Podemos ir ainda mais adiante, que tal nossa galáxia? Há quanto tempo ela está no Universo? E qual é a idade do Universo? 

 

Atualmente, estima-se que o Universo tem 13,8 bilhões de anos. O Sistema Solar surgiu há 4,5 bilhões de anos atrás. Esses são apenas alguns exemplos das escalas de tempo dos fenômenos do cosmos, que parecem incompreensíveis e até mesmo absurdas para nós, meros mortais, que vivemos por apenas algumas décadas nesse pequeno planeta azul.

 

Para entender melhor a distância arrebatadora entre os eventos citados acima, podemos usar um recurso simples do nosso dia a dia: o calendário gregoriano, bastante utilizado em várias partes do mundo, ainda que não exclusivamente. O uso desse recurso didático foi proposto inicialmente pelo astrônomo e divulgador científico Carl Sagan em seu livro Os Dragões do Éden. No entanto, a ideia tomou forma mesmo ao ser apresentada em sua série de TV, da década de 1980, chamada Cosmos. Programa esse que foi distribuído para vários países, inclusive o Brasil, ajudando a moldar e inspirar toda uma geração de cientistas e entusiastas da época.

 

 

O Calendário Cósmico condensa os principais eventos da história do Universo no intervalo de um ano, proporcionando uma comparação direta e simples, em uma escala de tempo mais condizente com a vida humana. 

 

Se imaginarmos que 13,8 bilhões de anos são um ano, ou seja, toda a idade do Universo é igual ao período de doze meses (um ano), por uma regra de três simples podemos encontrar quanto tempo dessa história cósmica corresponde a um mês, um dia, uma hora, um minuto e até um segundo.

 

(*) valores arredondados (valores exatos indicados ao final do texto)

 

As escalas de tempo nessa narrativa ultrapassam a compreensão humana, pois envolvem intervalos entre milhões e bilhões de anos, sendo que nós vivemos em média apenas um século.

 

Uma forma de buscar entender a separação entre os eventos do Universo é trazê-los para a escala de tempo mais comum que estamos utilizando. Por exemplo: o Universo teria surgido em 1º de janeiro; a Via Láctea teria começado a se formar em 22 de janeiro; o Sistema Solar, na primeira semana de setembro; a vida na Terra, em 25 de setembro; e por fim, toda a história que conhecemos e todos os humanos dos quais ouvimos falar durante nossa vida teriam surgido apenas nos últimos sete minutos do último dia do ano, em 31 de dezembro do Calendário Cósmico. Para melhor compreensão, elaboramos a seguinte tabela com as respectivas datas reais dos eventos e seus dias correspondentes na analogia do calendário:

 

 

 

Somos muito jovens na história do cosmos. A comparação utilizada acima é capaz de evidenciar como o tempo do Universo é tão diferente do tempo humano. 

 

Instalação “Extratos do Tempo”, da exposição “demasiado humano”, no Espaço do Conhecimento UFMG. (Créditos: Fernando Silva).

 

Para melhor ilustrar tudo isso e aumentar a curiosidade sobre os assuntos do nosso Universo, o Espaço do Conhecimento UFMG conta com uma grande instalação chamada “Extratos do Tempo”, que faz parte da “demasiado humano”, exposição de longa duração do museu. A instalação apresenta uma retrospectiva dos eventos que marcaram etapas do desenvolvimento do Universo, demonstrando as principais transformações ao longo de bilhões de anos. Além disso, ela também conta com o Calendário Cósmico em seu painel principal. 

 

As discussões sobre o tempo não terminam por aqui! Convidamos você a visitar o Espaço do Conhecimento e conhecer mais sobre essa fascinante história do cosmos.

 

[Texto de autoria de Fernanda Silva, assistente do Núcleo de Astronomia]

 


 

*Foi assumido o valor exato de 13,8 Bilhões de anos. A partir disso, uma regra de três foi feita considerando um ano não bissexto, ou seja, com 365 dias, para  definirmos a medida base dos cálculos: 37.808.219 anos, valor correspondente a um dia do nosso calendário cósmico. Já para o mês, foi considerada a média de duração dos meses em um ano, chegando a 30,41666666666667 dias. Através disso, as demais regras de três foram aplicadas nos dando os seguintes valores exatos (em verde):

 

 

 

 

Referências

Gaia finds parts of the Milky Way much older than expected

NATURE – A time-resolved picture of our Milky Way’s early formation history

NASA’s Webb Draws Back Curtain on Universe’s Early Galaxies

Astrophysical Journal – Immediate Origin of the Moon as a Post-impact Satellite

NASA – Moon Formation

The giant impact hypothesis: past, present (and future?)

Dr. Becky – How did the Universe begin? | Great Debates in Physics (Cosmology)

Origin of earth’s water: Sources and Constraints

Georges Lemaître, Father of the Big Bang

NATURE – Rapid emergence of life shown by discovery of 3,700-million-year-old microbial structures

 

Para saber mais

Collision May Have Formed the Moon in Mere Hours, Simulations Reveal

Goddard Media Studios, NASA – Evolution of the Moon

Life and Death of a Planetary System

NASA – Galaxy Basics

NASA – Galaxy Evolution

NASA – Explore Cosmic History

CERN em parceria com Google Arts & Culture – O Big Bang

Center for Astrophysics Harvard & Smithsonian – Galaxy Formation and Evolution

HubbleSite – Galaxies

Webb Science Simulations: Planetary Systems and Origins of Life

Timeline of the Universe – Planck Satellite 

CERN – Recreating Big Bang matter on Earth

CERN – Physics

CERN – Big Bang AR app – Background information

The Big Bang: Crash Course Big History #1

Astrobiologia: uma ciência emergente

Geo Girl – Earth’s Age – How We Know Earth is 4.55 Billion Years Old

Geo Girl – How Earth’s Crust Formed & Difference Between Tectonic Plates & Crust

Geo Girl – Where Did Earth’s Water Come From? & How Do We Know?

NATURE – Earth shaped by primordial H2 atmospheres

Astronomical Society – Cosmic Calendar Activity H2 – Grade Level 6-12 

Fact sheet – Timeline of the Universe

I-LOFAR – Cosmic Calendar