06 de fevereiro de 2020
Ouça também no Spotify!
Há 13 bilhões de anos, ocorreu o famoso Big Bang! Da matéria gerada nessa expansão, a Terra se formou. Mas, como chegamos até aqui? De onde vieram os seres vivos que existem hoje?
A origem da vida sempre intrigou os cientistas. Um deles foi Stanley Miller, químico nascido em 1930 que realizou um dos experimentos mais marcantes da área. Enquanto estava na Universidade de Chicago (EUA), ele decidiu ligar tubos e balões para simular a Terra primitiva. Com a supervisão de Harold Urey, publicou os resultados em 1953.
O experimento não foi pensado sozinho, mas tentou comprovar os postulados dos cientistas Oparin e Haldane. A hipótese deles era que as condições do meio foram responsáveis por transformar moléculas inorgânicas (simples e que não apresentam carbono) em compostos orgânicos (complexos e que apresentam carbono e hidrogênio).
Segundo os estudiosos, o gradativo resfriamento da Terra provocou tempestades torrenciais, todos os dias, durante milhões de anos. A água acumulada formou os oceanos. Já a atmosfera primitiva era composta por amônia, metano, hidrogênio e vapor de água que, sob as descargas elétricas das chuvas, começaram a se ligar.
Miller colocou os elementos da Terra primitiva em seu laboratório para comprovar a ideia de Oparin e Haldane. Os compostos da atmosfera foram inseridos em um balão que recebia descargas elétricas, simulando os relâmpagos das tempestades. O sistema era aquecido, reproduzindo as altas temperaturas ao mesmo tempo que um condensador liberava gotículas de água, representando as chuvas.
Após uma semana, a água do reservatório continha aminoácidos, substâncias simples que podem ter sido o marco inicial da vida na Terra.
Aqui no Espaço do Conhecimento UFMG, você pode ser o cientista e testar a origem da vida! O laboratório de Miller foi reproduzido e fica na exposição Demasiado Humano. Você não precisa mais só imaginar, pode vir e ver de perto toda essa química!
Saiba muito mais sobre ciência se inscrevendo aqui!