Autoria
Gabriel Schunk Pereira
Contato: gabrielschunk@hotmail.com
Lattes:
Resumo
O artigo é uma exposição sobre o discurso e a atuação de Angelo Machado enquanto ambientalista, indo desde sua entrada para uma entidade ambientalista mineira, em 1974, até a última publicação do livro vermelho de espécies animais em extinção do Brasil, em 2008. Pretende-se compreender essa atuação através de dois eixos, o da educação ambiental, onde fazemos a análise de quatro palestras para identificar a qual macrotendência de educação ambiental brasileira Angelo pertence, segundo a classificação de Layrargues e Lima (2014); e do trabalho técnico-científico, onde utilizamos fontes do arquivo institucional do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, as publicações científicas de Angelo e o Boletim da UFMG, tentando compreender as ações ambientalistas, os trabalhos científicos e a circulação de Angelo na comunidade de ambientalistas. Concluiu-se que a macro tendência de educação ambiental a qual ele pertence é essencialmente conservacionista e, como cientista, está preocupado com a identificação e conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Palavras-chave: Angelo Machado, Educação Ambiental, Conservacionismo
Abstract
The article is a discussion about Angelo Machado’s discourse and his performance as an environmentalist, since his entry to a Minas Gerais environmentalentity, in 1974, until the last publication of the“Red Book of Endangered Species of Brazil”, in 2008. We can understand his actions by two main axes, namely environmental education and his technical-scientific work. In the former we analyze four lectures to identify in which macro-trend of environmental education Angelo Machado belongs to. In the latter we use sources from the archive of the Institute of Biological Sciences (ICB) of UFMG, Machado’s scientific publications and the UFMG Bulletin, trying to understand the environmental actions, the scientific works and the circulation of Angelo in the community of environmentalists. It was concluded that the macro-trend of environmental education he belongs is essentially conservationist and, as a scientist and activist, he is concerned with the identification and conservation of endangered species.
Keywords: Angelo Machado, Environmental Education, Conservationism