Professores Indígenas em Formação Visitam a Estação Ecológica da UFMG: Repercussões no Planejamento de uma Disciplina da Área Ciências da Vida e da Natureza

Autoria

– Tatiana Gorete Ribeiro Machado E Freitas Et Al

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o replanejamento dos conteúdos da disciplina Tópicos de Física A, do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), com habilitação em Ciências da Vida e da Natureza (CVN), em decorrência de uma visita realizada na Estação Ecológica (EEco) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os alunos pertencem às etnias Pataxó (sul do Estado da Bahia) e XaKriabá (norte do Estado de Minas Gerais). Os desafios para a construção de uma cultura da diversidade propostos por Zabalza (2004) constituíram uma das bases fundamentais para o planejamento e replanejamento propostos. Os procedimentos de coleta de dados se centraram na proposição de metodologias participativas nos processos de ensino e aprendizagem e foram compostos por atividades diversas desenvolvidas durante a visita. As conclusões trouxeram contribuições no sentido de compreender a flexibilização curricular, a partir das demandas dos estudantes, como imprescindível para o desenvolvimento contextualizado dos saberes.

Palavras-chave: Educação indígena, educação em ciências, diversidade cultural, formação de professores

Abstract

This paper aims to analyze the redesign of the content of Topics of Physics A, a discipline that integrates an Intercultural Training Course for Indigenous Teachers (FIEI), with specialization in Life and Nature Sciences (CVN), a result of a visit made in the institutional ecological station (EEco), of the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). The students belong to Pataxó ethnic group (south of Bahia state) and Xakriabá ethnic group (north of Minas Gerais state). The challenges to build a culture of diversity proposed by Zabalza (2004) provided the fundamental basis for planning and replanning propositions. The procedures for data collection focused on participatory methodologies in teaching and learning processes and were composed of several activities undertaken during the visit. The conclusions brought contributions towards understanding the curricular flexibility, from the demands of the students, as essential to the development of contextualized knowledge.

Keywords: Indigenous education, science education, cultural diversity, teachers training

Referência

Fonte: Atas do IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – IX ENPEC Águas De Lindóia, SP – 10 A 14 De novembro
Ano: 2013.