skip to Main Content
Experimentos em Espaços Não Formais de Aprendizagem na Aprendizagem de Física

Autoria

– Lindaura Alves Coelho

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes.

Palavras-chave: Ensino de Física, Proposta pedagógica, motivação, Espaços Não Formais de Aprendizagem;

Back To Top
Search