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Artes Audiovisuais

A área de artes audiovisuais é por excelência o espaço do diálogo. Nascida da soma de outras artes e buscando sua originalidade na corrida tecnológica, o audiovisual é um dos campos de trabalho e pesquisa que mais cresce no mundo.  A proposta das oficinas do 37o. Festival de Inverno da UFMG é transitar entre o velho e o novo, entre arte, mercado, política e tecnologia, subvertendo e experimentando conteúdos e novas mídias de difusão.

Coordenador

Rafael Conde (UFMG)  -  formadoem Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.Mestre em Artes/Cinema pela Universidade de São Paulo. Além de diretor e produtor independente, Rafael Conde é professor de cinema da Escola de Belas-Artes da UFMG. Entre seus trabalhos em cinema destacam-se: Uakti - oficina instrumental, Musika, O ex-mágico da Taberna Minhota, A hora vagabunda, Françoise, Samba-canção e Rua da Amargura.

Subcoordenador

Leonardo Vidigal (UFMG) – mestre e doutorando em Comunicação pela UFMG, é professor do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes, da mesma universidade. A pesquisa que desenvolve atualmente versa sobre as contaminações e os cruzamentos entre o cinema e a música popular, destacando-se o potencial de tal combinação para estabelecer diálogos entre diversos contextos culturais, notadamente os abrigados em estados-nação não-hegemônicos.  Atua também como roteirista e diretor de cinema e vídeo.

OFICINA DE INICIAÇÃO

DIAMANTINA CIDADANIA

Contribuir, por meio de oficina teórica e prática de vídeo, para a inclusão social e audiovisual de jovens diamantinenses, ampliando seu acesso aos bens e às manifestações culturais da cidade de Diamantina.

Professores

Sávio Leite (BH) - consultor técnico nas questões de produção audiovisual do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), órgão responsável pela guarda e pela preservação da memória e do acervo audiovisual da cidade de Belo Horizonte). Mestrando em cinema pela Belas-Artes, membro da diretoria da Curtaminas/ABD-MG, consultor de projetos sociais voltados para o audiovisual e cineasta .

Sérgio Vilaça (BH) - consultor técnico do CRAV nas questões de produção audiovisual. Mestrando em cinema pela Belas-Artes, membro da diretoria da Curtaminas/ABD-MG, consultor de projetos sociais voltados para o audiovisual, professor de cinema. Cineasta e animador.

Público-alvo: jovens moradores de Diamantina, com idade entre 15 e 24 anos.

Vagas: 15

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Preço: R$ 30,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

INTRODUÇÃO À VIDEOARTE

O curso introduzirá o aluno tanto na teoria como na prática da videoarte. Serão apresentados vários exemplos de trabalhos contemporâneos e históricos  de artistas que trabalham nesta mídia. Os alunos realizarão um vídeo de curta-duração com o propósito de discutir estética e assuntos práticos concernentes à videoarte. Ao final, os alunos participarão da montagem de uma das instalações de vídeo de Bill Lundberg.

Professor

Bill Lundberg (EUA) - é considerado por John Handhart como o curador sênior do setor de Filmes e Vídeo dos Museus Guggenheim, um dos mais importantes precursores na produção de instalações de filmes e vídeos.  Fundador da área de Videoarte no Departamento de Arte da Universidade do Texas, em Austin, onde é professor catedrático. Bill Lundberg exibiu suas obras intensivamente nos Estados Unidos e na Europa.

Público-alvo: artistas e estudantes de arte que tenham alguma experiência com fotografia e vídeo e que, de preferência, possuam tripé, câmera própria e saibam operá-la.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário, apontando o videoclipe preferido e justificando a escolha.

Vagas: 15

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 13h

Material do aluno: caderno de anotações, lápis ou caneta, câmera de vídeo (não é obrigatório), tripé, duas fitas de vídeo e um pequeno trabalho autoral para análise em aula.

Preço: R$ 80,00

DE COMO PENSAR, PROGRAMAR E CRIAR UMA INSTALAÇÃO

A partir da história e do conceito de instalação, a oficina visa estudar a importância de espaço, luz, planejamento, projeto e análise de  materiais; metáforas, produção e disseminação de imagem (kits de imprensa);  design, construção e montagem; apresentação e narrativa (como realizar uma palestra a respeito da obra).  A parte prática da aula será baseada na construção (em espaço da cidade) de uma instalação de autoria da professora.

Professora

Regina Vater (EUA) - desde 1970, realizou mais de 120 instalações. Em 1971, ganhou o Prêmio de Viagem ao Exterior,  que a levou a viver dois anos em Nova York e Paris. Em 1976, enquanto representava o Brasil na Bienal de Veneza, encontrou e entrevistou Joseph Beuys, um dos artistas que mais a inspiraram em seu trabalho e método de ensino. Em 1980, recebeu a bolsa da Fundação Guggenheim e mudou-se para Nova York. Em 1982, foi editora da Flue, uma revista bimensal publicada pela Franklin Furnace, a primeira publicação nos Estados Unidos sobre arte experimental produzida na América Latina. Desde 1982, vive em Austin, tendo participado de inúmeras mostras importantes nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

Público-alvo: artistas e estudantes de arte maiores de 18 anos e que tenham conhecimentos mínimos de História da Arte.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 13h

Material do aluno:máquina fotográfica com pelo menos um rolo de filme. Bloco de notas ou uma resma de papel ofício, lápis e caneta pretos, lápis ou canetas feltro de cor. Três rolos de papel crepom (um branco, um cinza e  outro vermelho). Um saco grande contendo roupas velhas e simples (quanto mais velhas, remendadas e puídas melhor). Dois rolos de arame do mais fino possível (que possa ser cortado com tesoura), tesoura, régua, fita métrica, compasso, um vidro de cola polar.

Preço: R$ 80,00

VÍDEO-DISPOSITIVO: CONTROLE E DESCONTROLE

Apresentar e analisar a produção audiovisual contemporânea, tendo em vista o conceito de dispositivo. Experimentar esse conceito em exercícios de criação audiovisual. Serão exibidas experiências audiovisuais recentes, de forma a se discutir e desvendar o dispositivo de produção e exibição que as constitui. Paralelamente, serão propostos alguns exercícios, incentivando a criação de dispositivos autorais pelos alunos. A oficina pretende ter como resultado pequenos vídeos documentários ou experimentais, realizados em grupo e amparados pela noção de dispositivo.

Professores

André Brasil (BH) - pesquisador e professor da Faculdade de Comunicação da PUC-Minas, onde coordena o Centro de Experimentação em Imagem e Som (CEIS). Mestre em Comunicação pela UFMG, atualmente desenvolve projeto de doutorado na UFRJ. Participou da organização do livro Cultura em fluxo: novas mediações em rede. Integra a comissão de programação do Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil. Realizou, em parceria com André Amparo, o documentário Tempos Suspensos (2001), apoiado pela Bolsa Vitae de Artes. Publica artigos sobre o universo audiovisual e a criação em novas mídias.

Cezar Migliorin (RJ) - artista, professor e doutorando em Comunicação na UFRJ. Dirigiu os vídeos: Tempo Sul [2001], Ação e Dispersão [2003], O esquecimento [2003] e Meu nome é Paulo Leminski [2004]. Montou, em 2004, a vídeo-instalação O Traidor. Acaba de finalizar o projeto Artista Sem Idéia. (www.artistasemideia.blogspot.com). Nos últimos anos seus vídeos receberam prêmios no Rio de Janeiro, na Bahia, em Portugal e na Suíça. Publica freqüentemente artigos sobre cinema e narrativas contemporâneas.

Público-alvo: alunos de comunicação, artes visuais e outros interessados na criação audiovisual contemporânea, que tenham domínio básico dos processos de produção em vídeo digital (captação e edição).

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 23 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: recomenda-se que o aluno tenha seu próprio equipamento (não obrigatório).

Preço: R$ 80,00

A CÂMERA INTERIOR 

Desenvolver com os participantes o conceito da câmera interior como receptáculo memorial das experiências que cada um carrega.  Praticar experiências onde o olho humano, associado à metáfora de uma câmera, poderá ser manipulado e reeducado, usando elementos da linguagem da fotografia como tempo de exposição, distância focal, uso de filtros, produção fotográfica, enquadramento etc.

Professor

Fábio Cançado (BH) - fotógrafo há 20 anos em Belo Horizonte. Participou de vários salões e exposições coletivas e individuais, dentre elas, Minas: fotógrafos contemporâneos e Fotógrafos Mineiros e Sergipanos,tendo recebido o prêmio Marc Ferrez  de Fotografia com o trabalho Ex-Votos.  Coordena um estúdio fotográfico onde desenvolve trabalhos para moda, publicidade e decoração, além de trabalhos autorais.

Público-alvo: pessoas interessadas em desenvolver novas formas de olhar. 

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 12

Período: 22, 23 e 24 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Preço: 50,00

MEDIATIVIDADE – PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE BAIXO CUSTO PARA VEICULAÇÃO NA INTERNET

Iniciar os participantes na realização de vídeos para veiculação na Internet. Os trabalhos visam a estimular projetos que se apropriam das novas tecnologias para investigar e discutir a estrutura da sociedade contemporânea, através de questões pertinentes aos campos da ética, da política, da estética, da sociologia e das possibilidades da Internet como laboratório criativo de trocas e difusão de idéias e conhecimento.

Professor

Davide Grassi (Eslovênia) - nascido em 1970, trabalha e vive em Ljubljana, Eslovênia. Sua obra artística tem uma forte conotação social e é caracterizada por um processo inter-mídia, aproveitando todas as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais. É autor de diversos vídeos, performances, documentários, instalações e trabalhos multimídia. Desde abril de 2002, dirige o Instituto de Produção de Artes Contemporâneas AKSIOMA (www.aksioma.org) sediado emLjubljana. Tem exibido continuamente seu trabalho em várias mostras, festivais e palestras internacionais.

Público-alvo: jovens videoartistas, estudantes de artes e multimídia, que tenham conhecimento básico de edição de vídeo e áudio, de linguagem HTML e programas gráficos como o Photoshop.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 26 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: os participantes que possuírem seu próprio equipamento (laptop, câmera etc) serão bem-vindos. Os que não os possuírem também serão bem-vindos.

Preço: R$ 100,00

QUEM SOU EU? UMA VIAGEM DE DESCOBERTA PELO PROCESSO CRIATIVO DO FOTÓGRAFO

Explorar o processo criativo específico de cada participante, facilitando o entendimento desse processo e de como cada trabalho se insere na produção cultural contemporânea. Interdisciplinaridade. A cada sessão será apresentado aos participantes um conceito a ser fotografado. Na sessão seguinte, o trabalho produzido por cada um será discutido, um novo conceito a ser fotografado será apresentado, e assim sucessivamente, até o fim da oficina. Todos serão envolvidos no processo de análise dos trabalhos. A oficina é voltada para o entendimento do processo criativo de cada um, e não para o produto final desse processo.

Professor

Arnold Borgerth (BH/Inglaterra) - carioca criado em Belo Horizonte, deixou o Brasil em 1990, mudando-se primeiramente para Portugal e, posteriormente, para Londres, Inglaterra, onde vive desde 1994. Fotógrafo autodidata, desde 1980 trabalha simultaneamente em três campos diferentes da fotografia: como artista, tendo seu trabalho exposto no Brasil, na Inglaterra e na Argentina; como fotógrafo comercial (artes plásticas, arquitetura e design); e como acadêmico, lecionando atualmente no Mestrado em Imagem & Comunicação do Goldsmiths College - Universidade de Londres.

Público-alvo: artistas e fotógrafos que tenham alguma experiência no uso da fotografia como forma de expressão artística e pessoal.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 10

Período: 25 a 30 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: equipamento fotográfico próprio (digital ou papel). Trazer um pequeno portfolio de trabalhos que julgue representativo de sua produção criativa.

Preço: R$ 100,00

É TUDO IMAGEM (E SOM)

A crescente digitalização dos meios de produção e reprodução de imagens fez com que os limites entre linguagens, técnicas e estéticas se esmaecessem, tornando as produções audiovisuais cada dia mais híbridas, tanto no que diz respeito às técnicas empregadas, quanto às estéticas apresentadas. O objetivo dessa oficina é o de, por meio da prática, demonstrar que as antigas categorias que dividiam as práticas audiovisuais não fazem mais sentido e que tudo não passa de imagem e som a serviço da comunicação e da expressão artística. Serão produzidas, a partir das propostas apresentadas pelos alunos, peças audiovisuais de curta duração em diversos genêros e formatos (ficção, documentário, animação, videoarte etc.). 

Professor

Rodrigo Minelli (UFMG) - mestre em Sociologia da Cultura e doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP; professor do Departamento de Comunicação Social/UFMG, na área de vídeo e novas tecnologias. Foi premiado com a bolsa Vitae de Artes em 2002 e alguns de seus trabalhos foram incluídos em diversas mostras do panorama da videoarte e da arte eletrônica brasileira. Dedica-se à pesquisa e à experimentação em arte eletrônica, tendo sido curador, consultor, professor e diretor de vídeo em instituições como a Rede Minas de Televisão, o CRAV e o Festival de Inverno da UFMG. Atualmente, além da pesquisa de doutorado, apresenta-se com o grupo Feitoamãos, do qual é um dos idealizadores e como VJ em festivais como SKOL Beats e SONAR Sound, São Paulo, e ELETRONIKA, Belo Horizonte.

Público-alvo: artistas, músicos, fotógrafos, estudantes e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre produção audiovisual no panorama da arte contemporânea, que tenham domínio técnico de, pelo menos, uma das seguintes áreas: fotografia, vídeo, cinema, produção sonora/musical.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 12

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: arquivos pessoais, fotos, recortes de jornal e revistas, livros, trechos gravados em vídeo, filmes em super 8, discos, CDs, fitas cassete; câmeras fotográficas, de vídeo, scanners, gravadores, DATs, MDs, e qualquer equipamento com o qual se possa produzir imagens e sons. 

Preço: R$ 80,00

ARTISTA EM RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Possibilitar uma experiência coletiva para desenvolvimento de um projeto comum a partir de um programa de artista em residência, transdisciplinar, envolvendo as áreas de artes audiovisuais, cênicas e plásticas, literatura e música. As informações detalhadas da atividade se encontram na área de Projetos Especiais.