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Literatura e Cultura

As oficinas da área de “Literatura e Cultura” têm como objetivo revelar e construir os diálogos possíveis entre a literatura e vários campos do saber: outras artes, novas perspectivas críticas, ciências e tecnologias contemporâneas. Algumas oficinas da área oferecem atividades que buscam intensificar as relações entre  texto literário, jornalismo, música e ficção televisiva. Outras oficinas propõem experimentos transpoéticos, reflexões intersemióticas e contação de estórias. Uma das oficinas se dedica a discutir as teorias e práticas transdisciplinares. Evidenciando as interfaces possíveis entre atividades e conceitos aparentemente distantes, a área de “Literatura e Cultura” conta com a presença de professores e artistas que ultrapassam as fronteiras disciplinares e introduzem os participantes em práticas e fundamentos literários da atualidade. Assim, todo o esforço da área de “Literatura e Cultura” está voltado para incentivar não só a criação, mas também a reflexão que deve acompanhar todo ato criador.

Coordenadora

Maria Antonieta Pereira (UFMG) - professora de Literatura Comparada e Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG. Autora dos livros No fio do texto - a obra de Rubem Fonseca; Ricardo Piglia y sus precursores; A rede textual de Ricardo Piglia. Co-autora de vários livros e artigos de crítica literária, publicados no Brasil e no exterior. Pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, dentro do projeto Margens e resíduos culturais, com apoio da CAPES (Brasil) e da SECYT (Argentina). Coordenadora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto e do projeto Rede, arte e saber contemporâneo (vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares/UFMG). Vice-presidente Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (ALIPOL). Coordenadora da Área de Literatura e Cultura do 36° Festival de Inverno da UFMG/2004.

Subcoordenador

Georg Otte (UFMG) - nasceu na Alemanha, em 1958. Estudou Letras Germânicas e Românicas na Universidade de Trier, concluindo o curso com uma dissertação sobre o autor mexicano Carlos Fuentes. Emigrou para o Brasil em 1985, onde se naturalizou em 1991. Desde 1987, é professor na área de alemão; desde 1995, também leciona Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG. Defendeu tese de doutorado sobre Walter Benjamin em 1994. De 1999 a 2002, foi chefe do Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Realizou projeto de pós-doutorado na Universidade Humboldt de Berlim, de abril de 2003 a março de 2004. Tem vários artigos publicados sobre Walter Benjamin. Subcoordenador da área de Literatura e Cultura do 36° Festival de Inverno da UFMG/2004.

CURSO DE INICIAÇÃO

INTRODUÇÃO À TRANSDISCIPLINARIDADE

Introduzir teoricamente o saber e a atividade transdicisciplinares a partir de sua diferenciação frente ao inter e ao multidisciplinar, a partir de sua analogia com a metáfora e a tradução, e focando especialmente a relação entre arte e ciência. Investigar a transdisciplinaridade na história, em especial relacionando-a com o momento pré-disciplinar renascentista. Apontar os limites e os problemas metodológicos da transdisciplinaridade. Prospectar as conformações do saber contemporâneo. Experimentar atividade transdisciplinar em nível de oficina envolvendo alunos com diferentes formações.

Professor

Carlos Antônio Leite Brandão (UFMG) - professor de História da Arte e da Arquitetura da UFMG. Roteirista e dramaturgista do Grupo Galpão (Belo Horizonte). Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

Público-alvo: estudantes e profissionais de diversas formações e cursos em ciências e artes, que estejam realizando curso de nível superior ou já tenham obtido graduação.

Vagas: 20

Período: 18 a 20 de julho

Horário: segunda e terça-feira – 10h às 12h e 13h30 às 17h30 / quarta-feira – 10h às 12h

Material do aluno: caneta e papel para anotações.

Preço: R$ 30,00

OFICINAS DE INICIAÇÃO

CONTA-CONTOS – A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Resgatar a prática de contar histórias; iniciar a formação do contador de histórias e despertar o interesse pela criação de grupos de contadores profissionais; estimular o prazer da leitura e divulgar textos clássicos da literatura e da tradição oral. Manter e divulgar essa arte milenar – valioso  recurso na educação e  na formação do ser humano – cuidando para que o contar histórias se mantenha fiel a seu maior e primeiro compromisso com a beleza, o prazer, a diversão.

Professoras

Grupo Tudo Era uma Vez de contadores de histórias – Dôra Guimarães e Elisa Almeida (BH) –Criado em 1993, por Dôra Guimarães e Elisa Almeida, o Grupo tem por objetivo divulgar bons textos e difundir a arte de contar histórias por meio de oficinas para a formação de novos contadores. O grupo também apresenta narração de textos literários das tradições escrita e oral, em vários locais e para diferentes públicos. Dentre outros autores, o grupo tem um trabalho específico sobre contos e poemas de Drummond e estórias de Guimarães Rosa, sendo responsável pela formação e coordenação do grupo Miguilim, composto por adolescentes de Cordisburgo, especialistas em contar estórias de Rosa.

Público-alvo: professores, educadores, bibliotecários, atores, estudantes e demais interessados na arte de contar histórias, com idade mínima de 16 anos.

Vagas: 25

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 13h10

Material do aluno: papel e caneta para anotações

Preço: R$ 50,00

IMPRENSA OU LITERATURA – QUEM MENTE MAIS? 

Partindo de reflexões básicas sobre os “diálogos possíveis” entre imprensa e literatura não só por meio das poéticas clássicas, mas também de teóricos modernos como Walter Benjamin, a oficina propõe-se a comparar os discursos jornalísticos e ficcionais, questionando o critério da verdade ou da mentira como elemento diferenciador entre eles. A parte experimental da oficina consistirá em ficcionalizar notícias da imprensa, permitindo aos participantes experimentar a diferença entre ambos os discursos.

Professor

Georg Otte (UFMG) - nasceu na Alemanha, em 1958. Estudou Letras Germânicas e Românicas na Universidade de Trier, concluindo o curso com uma dissertação sobre o autor mexicano Carlos Fuentes. Emigrou para o Brasil em 1985, onde se naturalizou em 1991. Desde 1987, é professor na área de alemão; desde 1995, também leciona Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG. Defendeu tese de doutorado sobre Walter Benjamin em 1994. De 1999 a 2002, foi chefe do Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Realizou projeto de pós-doutorado na Universidade Humboldt de Berlim, de abril de 2003 a março de 2004. Tem vários artigos publicados sobre Walter Benjamin. Subcoordenador da área de Literatura e Cultura do 36° Festival de Inverno da UFMG/2004.

Público-alvo: estudantes das áreas envolvidas (Letras, Comunicação e Ciências Humanas em geral) e demais interessados que tenham concluído o ensino médio. 

Vagas: 15

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 13h e 14h30 às 17h30

Preço: R$ 50,00

A CANÇÃO BRASILEIRA E A INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA

Capacitar professores de ensino médio, fundamental e superior na realização de estudos interpretativos de textos literários a partir de uma escuta especial, do estudo analítico e da interpretação de canções brasileiras de cunhos popular, folclórico ou erudito.

Professora

Luciana Monteiro de Castro (UFMG) -meio-soprano. Graduou-se em Canto pela UFMG e pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Fez Mestrado em Música na UFMG, onde cursa Doutorado em Literatura Comparada. Foi solista em obras como II Sinfonia de Mahler, Magnificat de Bach, Requiem de Mozart, Messias de Haendel,  Stabat Mater de Pergolesi, dentre outras, sob regências de David Machado, Marcelo Ramos, Emílio de César, Carlos Alberto P. Fonseca e Sílvio Viegas. Foi solista em 12 CDs, dentre eles, Réquiem de Francesco Durante com Coral Ars Nova e Ofício das Trevas com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Lecionou Canto na UEMG de 1995 a 2001, e desde 2002 leciona na UFMG, onde participa do grupo de pesquisa “Resgate da canção brasileira”. Seu mais recente trabalho tem sido junto a Elomar Figueira, sendo uma das primeiras cantoras líricas a interpretar a obra erudita desse compositor.

Público-alvo: professores do ensino fundamental, médio e superior; estudantes de canto, atores, musicistas e outros interessados em literatura e música brasileira.

Vagas: 20

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 10h às 13h e 14h30 às 17h30

Material do aluno: bloco de notas, violão (se o aluno o tiver e desejar utilizá-lo), uma canção e um poema brasileiros de sua preferência e previamente escolhidos.

Preço: R$ 50,00

LITERATURA E TV BRASILEIRA

Refletir sobre os níveis de leitura da população. Analisar as relações entre a mídia contemporânea e o texto impresso, numa perspectiva transdisciplinar. Capacitar professores do ensino básico e superior para a realização de atividades transdisciplinares, envolvendo a leitura de telas (especialmente das imagens veiculadas pela TV e pelo cinema) e de textos (principalmente literários e jornalísticos). Discutir o pré-conceito presente nas escolas brasileiras acerca das leituras de telas e textos. Verificar a potencialidade das traduções da Literatura Brasileira para as telas contemporâneas.

Professora

Kênia Aulízia Herédia (BH) -Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Prefeitura de Belo Horizonte. Coordenadora de Cursos e Oficinas do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto. Mestre em Teoria da Literatura – FALE/UFMG.

Público-alvo: professores de ensino básico e superior, estudantes de Cursos de Licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral, com ensino médio completo.

Vagas: 20

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 13h e 14h30 às 17h30

Material do aluno: caneta e papel para anotações.

Preço: R$ 50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

TRANSPOÉTICAS: PALAVRA, IMAGEM, SOM E MOVIMENTO    

Fornecer ao aluno, por meio de explanações teóricas, audições comentadas de obras fundamentais da poesia contemporânea e também exercícios práticos, como elementos que possibilitem a transposição de textos poéticos para os códigos plástico-visual, sonoro e cênico-gestual. O trabalho será desenvolvido levando-se em conta a formação específica de cada participante da oficina, da qual resultará, ao final, uma performance coletiva.

Professor

Ricardo Aleixo (BH) – poeta, músico, artista visual e estudioso das práticas intermídia. Integra a Sociedade Lira Eletrônica Black Maria, que dirige ao lado do músico e ator Gil Amâncio. Publicou, entre outros, os livros A Roda do Mundo (com Edimilson de Almeida Pereira), Trívio e Máquina zero. É curador do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN) e da Bienal Internacional de Poesia (BHZIP).

Público-alvo: poetas, atores, performers, cantores, músicos, contadores de histórias, arte-educadores e outros profissionais ou estudantes de áreas afins.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 25 a 29 de julho

Horário:10h às 13h e 14h30 às 17h30

Material do aluno: roupa confortável para a prática de exercícios, bloco de notas, conjunto de canetas hidrocor, gravador de áudio portátil (de qualquer modelo, desde que em perfeito funcionamento) e uma fita cassete virgem.

Preço: R$ 65,00

O PROCESSO DE CRIAÇÃO POÉTICA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Analisar a reação do poeta à Geração de 45. Perceber o princípio construtivista matemático-plástico: dialógos intersemióticos (a arquitetura construtivista, a pintura de Mondrian, a música serial de Webern, a poesia concreta). Examinar a evolução artístico-literária: de João Cabral de Melo Neto à poesia concreta (com ênfase no trabalho poético de Augusto de Campos). Analisar a arquitetura da obra A educação pela pedra.

Professor

Helton Gonçalves de Souza (BH) - Professor titular de Introdução aos estudos literários, Teoria da Literatura (poesia e prosa), Literatura brasileira contemporânea. Idealizador, pesquisador e apresentador dos programas televisivos (entrevistas) Vereda literária e Letras em curso. Autor de livros de poesia e prosa. Autor dos livros de ensaios: A poesia crítica de João Cabral de Melo Neto e Dialogramas concretos: uma leitura comparativa das obras poéticas de João Cabral de Melo Neto e Augusto de Campos. Pós-doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ, com o trabalho O duplo e o menos: uma poética das dobras em João Cabral de Melo Neto. Membro do grupo de pesquisa  “Poéticas da modernidade e da pós-modernidade”, do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-MG. Presidente da Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (ALIPOL).

Público-alvo: estudantes de Letras e interessados na criação poética. 

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 25 a 29 de julho

Horário:  10h às 13h e 14h30 às 17h30

Preço: R$ 65,00

ARTISTA EM RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Possibilitar uma experiência coletiva para desenvolvimento de um projeto comum a partir de um programa de artista em residência, transdisciplinar, envolvendo as áreas de artes audiovisuais, cênicas e plásticas, literatura e música. As informações detalhadas da atividade se encontram na área de Projetos Especiais.