Site da UFMG

Introdução

Na contemporaneidade, especialmente com o fenômeno da globalização, verifica-se em diferentes espaços sociais, com freqüência cada vez maior, o fenômeno da interatividade, o qual é facilitado por redes e malhas transdisciplinares. No que tange à cultura, à arte e ao conhecimento, não poderia ser diferente. A criatividade, naturalmente exercitada pela prática artística e pela reflexão sobre a arte, busca capacitar artistas e pensadores para a busca de novas fronteiras e outros formatos que, associados a novas percepções e sensibilidades, permitam o desenvolvimento de artes, ofícios e conhecimentos de ponta. Além de possibilitar trajetos vigorosos e audazes, a arte favorece enormemente a prática de relacionamentos transdisciplinares que, por sua vez, promovem novas linguagens e outros saberes. Os diálogos entre procedimentos e valores artísticos, científicos e críticos são fundamentais, no mundo atual, para o enriquecimento das possibilidades de expressão e crescimento humanos.

Nessa direção, o 37° Festival de Inverno da UFMG pretende privilegiar, a partir de diálogos diferenciados e possíveis, um patamar inovador na produção artística. Ao constituir um espaço excepcional para experimentos, releituras e inovações, o Festival tem buscado, ano a ano, avançar nessa perspectiva.

“Diálogos possíveis” representa, portanto, a proposta de criação de redes transdisciplinares de conhecimento que, interagindo para favorecer uma produção artística diferenciada, tenha como objetivo contribuir efetivamente para a emergência de novas linguagens nos campos da arte, da ciência, da tecnologia, da história e do pensamento crítico. Promover oficinas, criar mecanismos de interlocução das diversas áreas do conhecimento e abrir fronteiras entre mundos aparentemente inconciliáveis são nossas prioridades. Nossa palavra de ordem é ousar, porque esse é o mais fértil dos terrenos para o florescimento da criação e do saber.

Clique aqui para ver um vídeo institucional sobre o Festival de Inverno da UFMG - produzido pela TV UFMG (Arquivo do Windows Media Video, 4.5MB, 4min).