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Artes Plásticas

As montanhas, vistas ao longe, parecem nuvens
Vilém Flusser

A constituição de um trabalho plástico demanda a convivência e a aglutinação de materiais e procedimentos para, em seu aspecto final, revelar uma unidade de “leitura” que é e será sempre múltipla. Propõe-se, para os cursos do 37º Festival de Inverno, mesclar atitudes e pontos de vistas diversos e diferenciados, no âmbito de cada projeto/oficina. Nesse encontro de possibilidades, acreditamos que possam dialogar o saber, o sabor, o interno, o externo, o ouvir, o ler, o ver, o registro manual e o registro intermediado por novas técnicas. Os professores convidados têm, em seu histórico, ocupações, expressões e conceitos construídos em várias áreas e técnicas de diferentes vertentes artísticas. Acreditamos que, na probabilidade de aglomerar situações estéticas e sociais, poderemos encontrar outras sínteses visuais e análises para além das reconhecidas.

Coordenador

Eugênio Paccelli (UFMG) – graduado em desenho e mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFMG, onde, desde 1997, é professor de desenho. Dentre as exposições coletivas de que participou, destacam-se: VII Integrarte, no Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, 1994; O que Você Quer Ser Quando Crescer?, Palácio das Artes, Belo Horizonte, e Abra/Galeria, São Paulo/SP, 1996; III Salão Unama de Pequenos Formatos, Galeria de Arte da Universidade Federal do Amazonas, 1997; The 40th Golden Pen of Belgrade/The 5th International Biennial of Illustration, Montenegro, 1998, e Belgrado, 1999; 26° Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, 2000. Realizou mostra individual de desenhos e pinturas, Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, 2000, e Cemig Espaço Cultural, Belo Horizonte, 2004. Participou do espetáculo Experimento I, no Projeto Itaú Cultural/Dança, fazendo a concepção plástica e as  intervenções em desenho, 2000-2003.

Subcoordenador

Lincoln Volpini (UFMG) –artista plástico, graduado em Gravura pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Lecionou na Fundação Escola Guignard e na Faculdade de Comunicação da PUC/MG e, desde 1995, é professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Ministrou cursos diversos em várias edições do Festival de Inverno da UFMG e em vários cursos do Centro de Extensão da EBA/UFMG.Tem em seu currículo participações em numerosas mostras coletivas, além de uma dezena de mostras individuais, tanto em nível local como nacional. É pós-graduado e especialista em Artes Visuais pela EBA/UFMG.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO

INVENTÁRIOS DO MUNDO: ARTHUR BISPO, BORGES E GREENAWAY

Abordar a obra enciclopédica do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), aproximando-a do universo ficcional de Jorge Luís Borges e dos experimentos estéticos do cineasta britânico Peter Greenaway.  Bispo, como se sabe, passou meio século em um manicômio, onde se dedicou a compor o que chamava de “registros de sua passagem pela terra”, ou seja, um inventário completo das coisas do mundo. Sobre suportes de madeira e papelão, passou a catalogar sapatos, botas, canecas, garrafas, latas, ferramentas e talheres, com extraordinário rigor formal, além de bordar listas minuciosas de palavras e imagens em panos e faixas. Com esse trabalho de enumerações e classificações, deixou uma obra ousada e criativa que poderia ser associada, em certa medida, tanto aos inventários literários de Borges, quanto aos catálogos ficcionais e jogos classificatórios criados por Greenaway, nos seus primeiros filmes e na ópera 100 Objetos para Representar o Mundo. Todos esses artistas, por vias diversas, e movidos pela mesma obsessão enciclopédica, buscam inventariar e reinventar as coisas do mundo. Durante o curso serão analisados: a) trabalhos de Bispo, reproduzidos em slides; b) excertos de contos de Borges; c) três curtas-metragem de Greenaway.

Professora

Maria Esther Maciel (UFMG) – professora de Teoria da Literatura da UFMG. Doutora em Literatura Comparada, com pós-doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. Autora, entre outros, dos livros As vertigens da lucidez; poesia e crítica em Octavio Paz (ensaio, 1995), A dupla chama: amor e erotismo em Octavio Paz (ensaio, 1998), Triz (poesia, 1998), Vôo Transverso: poesia, modernidade e fim do século XX (ensaio, 1999), A memória das coisas – ensaios de literatura, cinema e artes plásticas (2004), O cinema enciclopédico de Peter Greenaway (ensaio, 2004), e O livro de Zenóbia (ficção, 2004). Tem vários artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Coordena o TransVerso – Fórum Transdisciplinar de Criação e Estudos Poéticos da UFMG. Site: www.letras.ufmg.br/esthermaciel.

Público-alvo: alunos matriculados nas demais oficinas da área de artes plásticas.

Vagas: 90

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 8h30 às 10h

Material do aluno: caderno para anotações com caneta.

Curso gratuito

OFICINAS DE INICIAÇÃO

MEMÓRIA E PAISAGEM – REGISTRO DO LUGAR  

Observar e perceber a paisagem através da utilização de técnicas de desenho, escrita, imagem digital e outras formas de registro, buscando a produção de material para interferências e construções que permitam uma reflexão sobre o lugar.

Professor

Francisco Magalhães (BH) – artista plástico com passagem pela Escola de Belas-Artes da UFMG, pela Escola de Artes e Ofícios de Contagem e pela Escola Guignard; tem participações em mostras coletivas e salões de todo o país. Recebeu vários prêmios, entre eles, o Grande Prêmio da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte – 18° Salão de Arte da Pampulha. Como orientador e professor, tem atividades em várias instituições de Ensino de Arte como SESI-SENAI-CECOTEC e Escola Guignard. Foi chefe interino do Departamento de Artes Plásticas da Fundação Clóvis Salgado; Coordenador da Divisão de Artes Plásticas do Museu de Arte da Pampulha. Coordenou o 26° Salão de Arte da Pampulha e diversas mostras de arte na cidade de Belo Horizonte.

Público-alvo: estudantes de arte e comunidade em geral, a partir de 17 anos.

Vagas: 12

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: papel para suporte (canson ou similar com gramatura 150, ofício, manteiga, papel jornal etc), lápis H, HB, 6B, lápis progresso, carvão, nanquim, pena, pincéis etc. Caderno de anotações. Câmera digital (para aqueles que se interessarem por esse tipo de registro). Tecidos para limpeza, estilete. O aluno poderá trazer outros materiais de seu interesse.

Preço: R$ 50,00

DESENHO COMO PENSAMENTO

Desenvolver possíveis habilidades prévias adquiridas em Desenho. Expandir os conceitos tradicionais do Desenho. Desenvolver e criar técnicas inusitadas em Desenho. Desenho e outros meios de expressão. Pensar, desenhar e criar significados. Desenho, visualização, intuição e criação: analogias expressivas.

Professor

Lincoln Volpini (UFMG) –artista plástico, graduado em Gravura pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Lecionou na Fundação Escola Guignard e na Faculdade de Comunicação da PUC/MG e, desde 1995, é professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Ministrou cursos diversos em várias edições do Festival de Inverno da UFMG e em vários cursos do Centro de Extensão da EBA/UFMG.Tem em seu currículo participações em numerosas mostras coletivas, além de uma dezena de mostras individuais, tanto em nível local como nacional. É pós-graduado e especialista em Artes Visuais pela EBA/UFMG.

Público-alvo: comunidade em geral, com idade mínima de 16 anos e alguma experiência anterior em desenho. 

Vagas: 15

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: blocos para desenho (folhas brancas e formatos A3 e A4), lápis grafite (B, 2B, 4B, 6B), lápis de cor (caixa com 24 cores), lápis de cera (12 cores) ou pastel oleoso, nanquim preto (dois vidros pequenos), pincéis variados, borracha, régua, estilete, fita crepe, cola branca, 2 folhas de papel craft grande, 2 folhas de papel duplex, vasilhas para água, pano para limpeza.

Preço: R$ 50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

GRAVURA MULTIMEIO

Ampliar o conhecimento e as possibilidades expressivas, por meio dos processos da impressão planográfica na xilogravura, talho doce, monotipia e outros materiais expressivos da gravura contemporânea.

Professor

Clébio Maduro (UFMG) – professor de gravura na Escola de Belas-Artes da UFMG desde 1978. Participou de várias exposições coletivas e individuais, com prêmios em diversos salões. Integra a equipe do Festival de Inverno da UFMG desde 1978 como coordenador, subcoordenador e professor.

Público-alvo: artistas e estudantes de arte com conhecimento específico na área de gravura em metal e xilogravura.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 12

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: 5 a 10 imagens gravadas em metal, xilo e imagem fotográfica gravada em clichê de zinco. Todo o material utilizado na execução da gravura em metal e xilogravura.

Preço: R$ 65,00

ENGENHO E ARTE – OFICINA DE CRIATIVIDADE E REFLEXÃO

Oferecer um espaço de investigação e aprofundamento de poéticas individuais, além de proporcionar experiências coletivas de produção e reflexão em arte, onde técnica e história estejam entrelaçadas às questões conceituais e poéticas. Propor um percurso por técnicas e procedimentos tradicionais em arte como o desenho, a aquarela, o pastel, a têmpera e a gravura com destaque para a simplicidade revolucionária de dois artistas: Rosalba Carriera, retratista veneziana e virtuose do pastel, e José Antonio Suarez Londoño, artista contemporâneo colombiano, com suas gravuras sofisticadas feitas a partir de blocos de borracha escolar. Durante a oficina, os participantes não somente produzirão seus trabalhos, mas também seus próprios crayons de giz pastel, tais como eram feitos em fins do século XVII, quando se espalhou a moda do retratismo em pastel nas cortes européias. Com materiais cotidianos como a borracha escolar e o estilete, os participantes farão uma imersão num universo de possibilidades gráficas: da criação coletiva de um alfabeto de tipos móveis à execução de ex-libris personalizados.

Professor

Alex Cerveny (SP) – artista autodidata. O seu trabalho reflete a importância e o gosto pelo constante deslocamento de uma técnica a outra, de um material a outro, de uma linguagem a outra, resultando em desenhos, pinturas, aquarelas, gravuras, esculturas e colagens que guardam, como ponto comum, uma forte linguagem narrativa. Ex-artista de circo, Cerveny reproduz sua experiência como acrobata nos próprios desenhos, reflexos de realidades impossíveis e da liberdade de criação que flui em toda a sua obra. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e no México. Dentre os prêmios que recebeu, se destacam: 6° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 24° Panorama de Arte Brasileira – MAM/SP e 21ª Bienal Internacional de São Paulo.

Público-alvo: artistas e estudantes de arte.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno:pasta para transportar os trabalhos, papéis avulsos variados (para pastel e desenho/aquarela), caderno de anotações, set individual portátil de aquarela ou gouache, set individual de pincéis para aquarela e/ou têmpera, estilete, pigmentos em pó (evitar os derivados de chumbo e manganês), caixa de lápis de cor, godê ou recipientes descartáveis para mistura de cores, pena metálica para caligrafia/bico de pena, vidro de nanquim, spray fixador de cabelos (Karina ou outro). Obras: Iniciação à Pintura, de Edson Motta e M. Luiz Guimarães Salgado, Nova Fronteira; Manual do Artista, de Ralph Mayer, Martins Fontes.  

Preço: R$ 100,00

INICIATIVAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS

Oferecer a cada participante a experiência de trabalhar dentro de uma comunidade, através da criação e da implementação de um projeto artístico e coletivo em site specific. O sucesso de cada projeto dependerá da habilidade de o participante ser criativo, engenhoso e aberto às necessidades e aos interesses de uma comunidade e/ou situação particular. 1ª semana – visitação a lugares, interação com membros de comunidades, coleta de materiais e documentação de processos. Levantamento de projetos e debates. 2ª semana – implementação dos projetos e documentação dos resultados. Crítica e troca de experiências.

Professor

Pedro Nel Ospina (EUA) – graduado em Artes Plásticas pela State University of New York, College at Purchase NY, 1987. Mestre em Artes Plásticas pela Maryland Institute College of Art, MD, 1997. Professor em várias instituições nos EUA, como BOCES Southern Westchester, NY, Pennsylvania Council on the Arts, PA, Taller Puertorriqueno, PA, El Museo Del Barrio, NY. Participou de vários projetos na educação como artista e também de exposições, tendo recebido prêmios significativos como Artist as Catalyst, Mid Atlantic Arts Foundation, Headlands Center for the Arts, Califórnia, e Tutgers Center for innovative Printmaking, NJ.

Público-alvo: artistas, estudantes de arte, arte-educadores e professores de outras áreas interessadas em trabalhar com comunidades. 

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: tesoura, pincéis, canetas, fita crepe, cola, papéis diversos, papel para anotações etc. O uso de outros materiais dependerá da disponibilidade e das demandas surgidas a partir dos projetos desenvolvidos. Sugere-se ao aluno trazer câmera fotográfica.

Preço: R$ 100,00

ARTES LIVRESCAS

Desenvolver atividades práticas, bem como estimular a reflexão em torno das variadas tipologias do livro. Explorar o potencial expressivo do Livro de Artista, do livro como diário ou de apontamentos para a gênese da obra e do livro como objeto simbólico apropriado pela obra de arte; evidenciar as interseções entre as artes plásticas contemporâneas e demais áreas da produção cultural, sejam elas literárias, audiovisuais, gráficas etc. Estimular o exercício do papel do autor como editor (curador) da própria obra.

Professor

Paulo Schmidt (BH) – artista plástico, artista gráfico, museógrafo e curador independente, nas áreas de artes plásticas, literatura e história. Como artista, recebeu o Grande Prêmio no Arte Pará 2004,no Salão Nacional da Funarte (1988-1989) e no Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte (1986-1987). Realizou diversas exposições coletivas e individuais. 

Público-alvo: artistas e estudantes de artes.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: recomenda-se o emprego de materiais com os quais o aluno já tenha familiaridade, interesse ou preferência. Papéis especiais para desenho, impressão, colagem: papel de seda, papel manteiga, papel vegetal, papel jornal, papéis de cor, cartões, papelões, papéis metálicos, impressos, recortes, fotografias etc. Lápis, canetas, grafite, nanquim, pastel, guache, aquarela etc. Material para impressão: confecção de matrizes, carimbos – placas de linóleo ou borracha, EVA etc. Outros materiais: tecidos, feltros, acetatos, couros etc. Materiais e ferramentas de trabalho: tesoura, estilete, pincéis, rolos de espuma, linhas e agulhas, cola em bastão, ponta-seca, espátula para papel etc.

Preço: R$ 100,00

AQUARELA, PERFORMANCE, IMAGEM DIGITAL

Propor o estudo da técnica da aquarela, a partir das intervenções de uma performer na cidade de Diamantina e do registro dessas ações em imagens digitalizadas e outros meios, com ênfase na representação da figura humana inserida no contexto de uma paisagem. Levantar e ampliar questões acerca dos meios contemporâneos de produção e pesquisa artística, com  aproximação entre variados modos específicos de produção de imagem.

Professora

Sandra Bianchi (BH) – formada em Desenho e Gravura pela Escola de Belas-Artes da UFMG, onde foi professora de várias disciplinas, com destaque para  Modelo Vivo, no Departamento de Desenho, de 1974 a l997. Professora no Curso de Design da Universidade FUMEC desde 2001. Pós-graduada em Arte-Educação pela Faculdade de Educação da UEMG em 2004. Participa do Grupo de Teatro de Bonecos Giramundo sendo uma das responsáveis pela modelagem e pintura dos bonecos e cenários. Como artista plástica, obteve premiações em vários Salões Nacionais e expôs em mostras individuais e coletivas. Como ilustradora de livros infanto-juvenis, também foi premiada com as ilustrações do livro A Viagem do João-de-Barro, de Priscila Freire, em 1995.

Performer - Andréa Dário (BH)

Público-alvo: artistas e estudantes de arte.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: bloco de papel Canson ou Super-White tamanho A4, bloco de papel para aquarela, estojo de aquarela, pincéis de cerda redonda para aquarela n° 00, 02, 04 (de preferência pêlo de marta), godê, recipiente para água (vidro de boca larga), papel absorvente macio, lápis HB e borracha macia. Opcional: máquina fotográfica digital.

Preço: R$ 65,00

ARTISTA EM RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Possibilitar uma experiência coletiva para desenvolvimento de um projeto comum a partir de um programa de artista em residência, transdisciplinar, envolvendo as áreas de artes audiovisuais, cênicas e plásticas, literatura e música. As informações detalhadas da atividade se encontram na área de Projetos Especiais.