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Música

Propiciar o contato, por meio de abordagem prática e teórica, dos conteúdos de performance, improvisação e composição em música, incluindo os diálogos possíveis entre eles e com outras áreas.

Coordenador

Mauro Rodrigues (UFMG) – graduado em flauta pela Escola de Música da UFMG; mestre em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Participou do programa de Professor Visitante da Escola de Música da UFMG. Foi Pesquisador Visitante pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Atualmente, é professor da Escola de Música da UFMG. Tem atuado como compositor, arranjador e instrumentista em apresentações e gravações de artistas como Adélia Prado, Babaya, Milton Nascimento, Rudi Berger, Toninho Horta, Hermeto Paschoal, Paulinho Pedra Azul, Nelson Aires, Tavinho Moura, Juarez Moreira e Beto Guedes, dentre outros. Coordenou a área de música do 36° Festival de Inverno da UFMG.

Subcoordenador

Sérgio Freire (UFMG) – compositor e professor de música, cuja produção recente está direcionada para a aplicação de novas tecnologias à música de  concerto. Atua desde 1995 no ensino de composição, acústica e aplicações de meios eletroacústicos à criação musical na Escola de Música da UFMG. É bacharel em composição (UFMG), mestre em sonologia (Royal Conservatory, Holanda) e doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP). Suas obras já foram executadas em diversas cidades do Brasil e noutros países como Chile, Holanda, Suíça e Alemanha. Dentre suas atividades regulares, incluem-se a concepção e a direção de concertos eletroacústicos, nos quais freqüentemente atua como instrumentista/performer.

OFICINAS DE INICIAÇÃO

PRINCÍPIOS DE HARMONIA

Iniciar o aluno nos princípios básicos da harmonização tonal abrangendo os seguintes aspectos: tonalismo maior; harmonia peculiar - ponto de apoio harmônico; sofisticação da linguagem harmônica pela aplicação da dominante, II cadencial, dominante substituta, acordes diminutos; e no desenvolvimento dessas ocorrências em combinações e modalidades diversas.

Professor

Vittor Santos (RJ) - Arranjador, compositor, trombonista, aos 11 anos ingressou na Banda do Clube Musical Euterpe, onde estudou tuba e teoria musical com o regente Alberto de Araújo Lopes. Iniciou carreira profissional adotando o trombone como instrumento de trabalho. Dirigiu  a Orquestra de Vittor Santos, a Orquestra In Concert e a Vittor Santos Orquestra. Lançou os discos Trombone, pela Leblon Records e Sem Compromisso. Gravou, como instrumentista ou arranjador, com Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Leny Andrade, Gal Costa e Moraes Moreira, no projeto Ouro Negro, que homenageia o compositor-maestro Moacir Santos, tendo participado de algumas das últimas gravações do saudoso maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Tem desenvolvido trabalhos de composição sinfônica: Divagações sobre os quatro elementos e Divagações nº 12 - concerto para clarineta Bb e orquestra. Escreveu arranjos para a Lincoln Center Jazz Orchestra (grupo dirigido por Winton Marsalis.

Público alvo - músicos e estudantes de música, que tenham leitura musical e de cifra dos acordes.

Vagas: 20

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 8h às 12h

Material do aluno: caderno de música e material para anotação

Preço: R$50,00

TRILHA E ARRANJO

Criar trilhas sonoras e arranjos musicais, relacionando-os à imagem e ao texto. Apoiar tecnicamente a Oficina Artista Residente: uma experiência transdisciplinar.

Professora

Cláudia Cimbléris (BH) - Estudou na FUMA (atual UEMG), Fundação de Educação Artística. Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música da UFMG, com diversos cursos no Brasil e no exterior. Atua nas áreas didática e artística. Compôs trilhas sonoras para teatro, dança e vídeo (Entre o céu e a terra, Mozart e Salieri, a inveja CCBB_SP, A morte de DJ em Paris, Documentário em vídeo – O que é a dança etc.). Ministrou dezenas de oficinas de criação musical que tiveram como resultado trilhas sonoras de espetáculos ou CDs gravados (Brasil(é) feito, Pra onde vão os trilhos, trilha do Pipiripau – Palácio das Artes, dentre outras). Como tecladista, arranjadora e regente trabalhou ao lado de: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Jazz Sinfônica (SP), Banda Sinfônica e Coral da CSN, Flávio Venturini, Sá & Guarabira, Milton Nascimento, Toninho Horta, Bibi Ferreira, Lô Borges e Grupo Uakti.

Público-alvo: músicos e estudantes de música.

Vagas: 20

Período: 18 a 30 de julho

Horário: 14h às 18h

Material do aluno: seu instrumento, papel pautado para música, lápis, caneta e borracha.

Preço: R$ 65,00

MÚSICA ELETROACÚSTICA E MULTIMÍDIA: A ESCUTA E OUTROS SENTIDOS

A escuta, a visão e outros sentidos na composição e na análise de obras do repertório eletroacústico e multimídia. Curso expositivo com trabalhos práticos de escuta e análise.

Professor

Rodolfo Caesar (RJ) – Professor da UFRJ e pesquisador do CNPq. Compositor com doutorado em música eletroacústica e interessado em cruzamentos da música com outras áreas, tais como o cinema, a dança e as artes plásticas. Ex-estagiário e assistente de Pierre Schaeffer, atua nesta área no Brasil desde 1976. Fundador do Estúdio da Glória, no Rio de Janeiro, que durante boa parte dos anos oitenta foi o principal foco de produção de música eletroacústica no Brasil.

Público-alvo: estudantes de música e de artes afins: multimídia, artes plásticas (instalações etc.), sound-designers, radiomakers e outros.

Vagas: 15

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 14h às 18h    

Material do aluno: caderno de música e material para anotação

Preço: R$50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS MUSICAIS INTERATIVOS

Abordar as possibilidades abertas pelos sistemas interativos para a prática musical, por meio da discussão de suas três principais funções: (1) captação de gestos humanos aplicados a diferentes interfaces; (2) análise e processamento dessas informações; (3) criação de respostas sonoras em diferentes contextos musicais. A principal característica desses sistemas é a inexistência de relações diretas de causa e efeito entre os gestos instrumentais e os resultados sonoros. O enfoque privilegiará a execução musical ao vivo (na qual o próprio sinal de áudio gerado pelo músico pode servir de interface), considerando que a generalidade das funções mencionadas permitirá sua fácil adaptação a outras situações. A exposição desses fundamentos será ilustrada por exemplos sonoros e deverá ser seguida de criação de pequenos trabalhos por parte dos alunos. 

Professor

Sérgio Freire (UFMG) - compositor e professor de música, cuja produção recente está direcionada para a aplicação de novas tecnologias à música de  concerto. Atua desde 1995 no ensino de composição, acústica e aplicações de meios eletroacústicos à criação musical na Escola de Música da UFMG. É bacharel em composição (UFMG), mestre em sonologia (Royal Conservatory, Holanda) e doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP). Suas obras já foram executadas em diversas cidades do Brasil e noutros países como Chile, Holanda, Suíça e Alemanha. Dentre suas atividades regulares, incluem-se a concepção e a direção de concertos eletroacústicos, nos quais freqüentemente atua como instrumentista/performer.

Público-alvo: compositores, instrumentistas e demais músicos com alguma experiência em aplicações de novas tecnologias à prática musical.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 18 a 22 de julho

Horário: 14h às 18h    

Material do aluno: instrumento próprio (não obrigatório)

Preço: R$50,00 

PRÁTICA DE IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Propiciar aos participantes informação e experiência sobre técnicas de improvisação; relação acorde/escala; exercícios práticos; importância da transcrição de solos; aplicabilidade dos fundamentos composicionais em diversos estilos da música brasileira, utilização e aplicabilidade da escala menor melódica. O percurso poderá culminar na realização de um trabalho prático.

Professor

Cláudio Dauelsberg (RJ) – Mestre em Performance pela UFRJ, desenvolveu dissertação sobre "A Importância da Prática da Improvisação na Formação Musical do Intérprete" e publicou seu método em livro. Como professor da UFRJ, contribuiu para a implantação de disciplinas relacionadas à área de Improvisação e Piano Popular para músicos de formação erudita. Explora em suas composições ritmos brasileiros como choro, maracatu, afoxé, coco, samba e bossa-nova. Já atuou ao lado de grandes nomes, como Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Arthur Maia, Carlos Bala, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum e Toninho Horta.

Público-alvo: músicos e estudantes de música, com performance média/avançada em seu instrumento

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 18 a 23 de julho

Horário: 14h às 18h

Material do aluno: caderno de música e material para anotação

Preço: R$65,00

OFICINA DE SOPROS

Trabalhar, em um grupo de sopros, um repertório de música instrumental brasileira e jazz, abordando articulações e inflexões próprias à sua interpretação e à performance, incluindo técnica, sonoridade e improvisação.

Professor

Cleber Alves (BH) - formado pela Universidade de Música de Stuttgart, no curso de Jazz e Música Popular, como saxofonista, arranjador e professor de harmonia; pós-graduado em Jazz e Música Popular na mesma instituição. Tocou em países como Alemanha, França, Suíça, Holanda e Espanha. Na Alemanha gravou e lançou CD com o grupo Saxophonisches Ensemble B e o disco Temperado. De volta ao Brasil tem atuado em companhia de artistas como Juarez Moreira, Chico Amaral, Toninho Horta e Fernando Brant, dentre outros. Atualmente é pesquisador visitante, pela FAPEMIG, na Escola de Música da UFMG.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Público-alvo: músicos instrumentistas e estudantes de sopro, que tenham leitura musical.

Vagas: 20

Período: 18 a 23 de julho

Horário: 8h às 12h

Material do aluno: seu instrumento

Preço: R$ 65,00

CRIAÇÃO E IMPROVISAÇÃO MUSICAL CONTEMPORÂNEA

Três tópicos articulam essa oficina de criação: (1) a composição musical, realizada a partir de trabalhos de criação musical de alunos (que serão lidos e comentados em aulas); (2) a análise de trabalhos do coordenador da oficina; e (3) improvisação livre, visando a uma forma de composição em tempo-real. Os trabalhos de improvisação serão desenvolvidos em todos os encontros durante o Festival, nos quais o professor atuará como instrumentista e performer de uma estação de tratamento de áudio em tempo real (plataforma Max-Msp). O professor também analisará obras próprias com uma abordagem fundada na idéia de demonstrar como procedimentos de improvisação tornam-se elementos composicionais quando transformados em algoritmos composicionais simples.

Professor

Sílvio Ferraz (SP) - Compositor, professor de composição e harmonia na Universidade de Campinas e pesquisador do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Seu trabalho se caracteriza pela confluência entre a pesquisa no campo da filosofia e a prática composicional contemporânea - acústica e eletroacústica, sobretudo no campo da interatividade acústico-eletrônica. Desde 1985, participa ativamente de festivais brasileiros e europeus dedicados à música contemporânea. É autor dos livros Música e Repetição: aspectos da diferença na música do séc.XX (S.Paulo, Editora da PUC) e Livro das Sonoridades: notas dispersas sobre composição musical (Rio: 7 Letras) nos quais busca estudar questões como a composição e a escuta em suas interfaces com a filosofia contemporânea.

Seleção: Os participantes serão selecionados em duas modalidades:

-         Residentes – deverão preencher os campos “currículo resumido” (contendo dados gerais, formação, produção composicional detalhada – incluindo menção de apresentações, se for o caso -, prática instrumental detalhada, se houver) e “carta de intenções” do formulário, além de uma composição para instrumento solo ou duo, (quase) finalizada. Os participantes terão sua obra, ou parte dela, realizada em concerto-leitura, ao final da oficina.

-         Assistentes - preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Público-alvo: Estudantes de música e composição.

Vagas: 25

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 8h às 12h

Material do aluno: caderno de música, instrumento próprio.

Preço: R$65,00 

MÚSICA DE CÂMARA PARA INSTRUMENTISTAS E CANTORES

Abordar o repertório para diferentes formações de instrumentos e canto orientando a interpretação técnico-musical contemporânea.

Professora

Guida Borghoff (UFMG) – Pianista camerista, fez seus estudos de música em São Paulo e na Alemanha, onde concluiu os cursos de Música de Câmara e de Acompanhamento de Canções (Liedgestaltung). Atualmente é Professora Adjunta na Escola de Música da UFMG e se apresenta freqüentemente em concertos de câmera com diversos instrumentistas e cantores. Faz parte do grupo de pesquisa Resgate da canção brasileira, formado por professores da UFMG,que realiza concertos e edições para a divulgação da canção de câmera brasileira, e prepara um guia de comentários analítico-interpretativos desse repertório.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Público-alvo:Instrumentistas e cantores, com repertório camerístico para instrumentos e canto.

Vagas: 20

Período: 25 a 30 de julho

Horário: 8h às 12h

Material do aluno: seu instrumento

Preço: R$65,00

PRÁTICA DE CONJUNTO

Desenvolver a prática de conjunto em música popular, com instrumentos diversos, abordando interpretação, improvisação e arranjo.

Professor

Cleber Alves (BH) - formado pela Universidade de Música de Stuttgart, no curso de Jazz e Música Popular, como saxofonista, arranjador e professor de harmonia; pós-graduado em Jazz e Música Popular na mesma instituição. Tocou em países como Alemanha, França, Suíça, Holanda e Espanha. Na Alemanha gravou e lançou CD com o grupo Saxophonisches Ensemble B e o disco Temperado. De volta ao Brasil tem atuado em companhia de artistas como Juarez Moreira, Chico Amaral, Toninho Horta e Fernando Brant, dentre outros. Atualmente é pesquisador visitante, pela FAPEMIG, na Escola de Música da UFMG.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Público-alvo: músicos instrumentistas e estudantes de sopro, que tenham leitura musical e de cifra

Vagas: 20

Período: 25 a 30 de julho

Horário: 14h às 18h

Material do aluno: seu instrumento

Preço: R$65,00

CAMERATA DE VIOLÕES

Formar um conjunto de violões e preparar um repertório para ser apresentado ao final do Festival. Além do processo de execução musical propriamente dito, serão evidenciadas questões fundamentais para a montagem de uma camerata de violões: divisão tradicional em 4 naipes e outras divisões alternativas; aspectos diversos sobre arranjo (textura, orquestração, transcrição, re-harmonização, variação etc.); organização de ensaios; precisão rítmica; o problema da heterogeneidade; a linguagem do violão; a literatura sobre o tema.

Professor

Fábio Adour (UFMG) – Professor de violão da Escola de Música da UFMG; bacharel em violão pela UNI-RIO; mestre em Música pela UFRJ e doutorando na Faculdade de Educação da UFMG. Como solista, desenvolve intensa atividade com música erudita, já tendo se apresentado nas principais salas das grandes capitais. Obteve o 1º lugar no Concurso Nacional Souza Lima (São Paulo, 1993) e Menção Especial no Concurso e Festival Internacional Agustín Barrios (Assunção – Paraguai, 1994). Já atuou em inúmeras formações de câmera e em diversos grupos de música popular. Evidenciam-se suas participações na Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música e no Quinteto Tim Rescala, ambos com CDs de destaque no cenário musical brasileiro. Também toca contrabaixo elétrico e atua como regente da Camerata de Violões e da Big Band, ambos grupos da Escola de Música da UFMG. É arranjador e compositor, já tendo várias de suas obras executadas nos principais festivais de música brasileira contemporânea.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Público-alvo: violonistas com performance de nível médio e avançado, com leitura de música e cifra e com domínio teórico e prático das escalas dos acordes. É necessário conhecimento da escrita musical.

Vagas: 12

Período: 25 a 30 de julho

Horário: 8h às 12h

Material do aluno: papel de música, lápis, borracha e seu instrumento

Preço: R$65,00

ARTISTA EM RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Possibilitar uma experiência coletiva para desenvolvimento de um projeto comum a partir de um programa de artista em residência, transdisciplinar, envolvendo as áreas de artes audiovisuais, cênicas e plásticas, literatura e música. As informações detalhadas da atividade se encontram na área de Projetos Especiais.