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Artes Cênicas

A cena contemporânea, território propício ao diálogo entre as diversas linguagens artísticas, tem o corpo como um dos principais lugares de articulação das poéticas cênicas e, conseqüentemente, como objeto de pesquisa no campo da criação. A área de Artes Cênicas propõe uma reflexão prático/teórica, por meio de oficinas e seminários, sobre distintas abordagens que, transitando entre o teatro e a dança, elegem como centro de suas investigações o corpo do performer e sua centralidade nos processos criativos.  

Coordenador

Fernando Mencarelli (UFMG) - professor de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Belas-Artes da UFMG, na área de Artes Cênicas. Diretor teatral. Doutor e mestre em História da Cultura pela Unicamp. Consultor artístico do Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM). Pesquisador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Coordenador do projeto Cenário (Artes Cênicas UFMG/Centro Cultural UFMG). Orientador pedagógico do Galpão Cine-Horto. Autor do livro Cena aberta (Editora Unicamp), de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas em teatro. Membro da equipe de editores da revista Subtexto (Revista de Teatro do Galpão Cine-Horto).

Subcoordenadora

Mônica Medeiros Ribeiro (UFMG) - atriz, bailarina, professora do curso de Artes Cênicas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Mestre em Letras: Estudos Literários – UFMG.  Ex-integrante do grupo Oficina Multimédia de Belo Horizonte, bem como do grupo Taller Del Sótano da Cidade do México, com o qual recebeu, em 1996, o prêmio da União Nacional de Críticos de “Melhor Atriz” pela peça Fuga en Mi. Elaborou o projeto pedagógico e coordenou  o curso superior seqüencial: Artes Cênicas: Aperfeiçoamento do Comunicador, no Centro Universitário de Belo Horizonte, aprovado pelo MEC em novembro de 2004 e o curso de Pós-Graduação latu sensu Especialização em Cultura: Crítica e  Produção, no Instituto de Educação Continuada da PUC-MG, até setembro de 2004. Preparadora corporal e assistente de movimento cênico em diversas montagens no Brasil e exterior.

OFICINA DE INICIAÇÃO

BUFÕES: CORPOS GROTESCOS

Desenvolver a capacidade improvisacional do ator e a produção de processos perceptivos, cujos segredos e regras atuam numa extensão que vai do farsesco ao trágico. O bufão, em termos teatrais, pode representar uma dimensão específica e essencial para a formação e para as práticas do ator contemporâneo. À primeira vista, o bufão apresenta um jogo simples de contracenação, sem elaborações artísticas mais complexas. Tem de arrancar o riso da imitação burlesca dos outros. Com o procedimento da paródia e o exercício da blasfêmia, a sua arte propõe um outro olhar sobre as relações entre o corpo deformado e odeformante, propondo um jogo de re-apresentação do mundo em que se enfatizam a estupidez das pessoas e das situações da vida.    

Professora

Beth Lopes (SP) - Doutora em Artes Cênicas e professora de interpretação do mesmo curso da Universidade de São Paulo.  De sua  extensa produção como encenadora, destacam-se os espetáculos O Cobrador (1990); Os Brutos Também Amam (1993); Violetavita (1995); À Margem da Vida (1998); Silêncio (2000); Piratas do Tietê (2003) e Mal Secreto: Os Segredos Amorosos de Ofélia (2004).  Em sua formação e pesquisas, principalmente, voltadas para os processos criativos do trabalho do ator, vivenciou  e estudou a commedia dell’arte; o clown; o bufão; o mimodrama e o treinamento do ator na Antropologia Teatral.

Público-alvo: atores, professores e interessados em teatro

Vagas: 25

Período: 25 a 29 de julho

Horário: 8h30 às 13h30   

Material do aluno: roupas de ensaio; enchimentos variados como espuma, travesseiros, almofadas; cintos, faixas para sustentação dos enchimentos; camisetas manga longa e roupas confortáveis para sobreposição de peças; lápis de olhos; instrumentos musicais, principalmente de percussão.

Preço: R$50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

O CANTO, A VOZ: EXTENSÃO DE UM CORPO EM MOVIMENTO

Exercitar princípios e procedimentos técnicos baseados na idéia de movimento interno e emissão vocal - apoios e impulsos, articulações ósseas, fluxo respiratório, densidade e volume físicos, projeção sonora, percepção da gravidade e das forças de oposição geradoras de movimento. A voz trabalhada a partir da consciência corporal. Esse curso propõe uma experiência de canto em conjunto, cuja performance está próxima daquelas próprias dos folguedos populares, a exemplo dos ternos do congado mineiro.

Professores

Titane (BH) – Cantora de consolidada carreira, contabiliza quatro discos-solo, um DVD em fase de finalização e inúmeros convites para atuar ao lado de diferentes nomes da cena brasileira. O seu repertório cultiva, em estado permanentemente híbrido, clássicos da MPB, compositores contemporâneos, cantigas de anônimos e  influências da música do interior do país. Mantém permanente diálogo com artistas de diferentes linguagens, a exemplo do encenador João das Neves, diretor de seus últimos espetáculos, e do coreógrafo Klauss Vianna, cujas proposições técnicas influenciaram definitivamente seu trabalho vocal.

João das Neves (BH) - Dramaturgo, diretor, ator e escritor, acumula prêmios como o Molière, Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga. Um dos fundadores do Grupo Opinião, autor/diretor de O Último Carro, trabalhou no Setor de Peças Radiofônicas da WDR/Alemanha. Como artista convidado, realizou encenações para diversas Universidades. Tem ministrado oficinas e participado de discussões em festivais internacionais.Tem ensaios publicados sobre o teatro contemporâneo, a nova dramaturgia e a questão indígena no teatro brasileiro.

Irene Zivianni (BH) - Com formação em balé clássico, ao longo dos anos, a artista foi alterando o enfoque de seu trabalho. Inicialmente, especializou-se em ginástica estética e corretiva. Foi influenciada pelo trabalho de Françoise Mézières e Thérèse Bertherat. Estudou, trabalhou e coordenou cursos de Expressão Corporal aliados à Conscientização do Corpo com Klauss Vianna. Ampliou sua formação com Ivaldo Bertazzo, Patrícia Stokoe, Nereida Vilela (Leitura Corporal), Maria José Veloso (Do-In). Hoje, desenvolve ampla atividade como terapeuta corporal, atuando também na área artística, como preparadora corporal.

Público-alvo: atores, cantores e interessados em geral que possuam alguma experiência musical (como amadores ou profissionais)

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 32

Período: 18 a 23 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h   

Material do aluno: roupa confortável

Preço: R$65,00

A PALAVRA EM JOGO

Utilizar diferentes fontes literárias, tais como poesias, um texto filosófico  e um texto dramático para investigar, a partir do jogo e da improvisação, as formas de organização do discurso e da expressão verbal.

Professora

Maria Thaís (SP) – diretora e professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP na área de Direção  e Interpretação. Diretora artística da Cia Teatro Balagan/SP com quem realizou os espetáculos Tauromaquia (2004/5), A Besta na Lua (2002/3), Sacromaquia (2000/1). Dirigiu espetáculos também na Alemanha e na Itália. É especialista em Meyerhold e tem trabalhado com o diretor russo Anatoli Vassiliev.

Público-alvo: atores e bailarinos com experiência anterior comprovada 

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 16

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 10h às 13h    

Material do aluno: roupa para atividade física e um cabo de vassoura

Preço: R$100,00

VIVÊNCIAS A PARTIR DA METODOLOGIA BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE

Apresentar a metodologia Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Desenvolver um processo que possibilite a experimentação do método: realizar pesquisas de campo, iniciar laboratórios de criação, vivenciar o inventário no corpo e o desenvolvimento da anatomia simbólica. Possibilitar ao artista o seu contato com algumas referências de sua própria identidade.

Professora

Graziela Rodrigues (SP) – Bailarina,  coreógrafa, atriz, diretora de espetáculos e roteirista no Brasil e no exterior. Bacharel e licenciada em Psicologia. Doutora em Artes. Professora da UNICAMP desde 1987. Coordenadora do Curso de Graduação em Dança, Instituto de Artes, UNICAMP, desde de 1997. Referências importantes em sua formação: Ballet Teatro Minas, Ballet Stagium, Teatro Vento Forte. Realizou inúmeros espetáculos, tendo inaugurado vários teatros no Brasil. Participou de núcleos de pesquisas cênicas em São Paulo, Brasília e Madri. Criou espaços como o Ensaio Teatro e Dança (Brasília), cursos, espetáculos e linhas de pesquisas. Criou o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete.

Público-alvo: artistas, profissionais e estudantes das áreas de teatro e de dança que se interessem pela pesquisa e pelo aprofundamento artístico, que tenham algum trabalho corporal e disponibilidade para tarefas que ultrapassem o horário estabelecido pelo curso.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 18 a 29 de julho

Horário: 14h às 18h    

Material do aluno: roupas que dêem liberdade de movimento, caderno para diário de campo, lápis, caneta, borracha. Pequeno gravador para pesquisa de campo e fita cassete, se possível.

Preço: R$100,00

ENTRE A PRECISÃO E A ESPONTANEIDADE  

Pesquisar na prática a relação entre precisão e espontaneidade no trabalho do ator, por meio de um processo orgânico no qual não exista cisão entre corpo e voz, ação e pensamento. O conteúdo da oficina será o treinamento psicofísico, o treinamento vocal e o trabalho sobre ações.

Professores

Cristiano Peixoto (BH) - co-fundador do Grupo Teatro Pontifex. Ex-integrante do grupo Studium Teatralne (Polônia), tendo atuado no espetáculo Czlowiek. Foi integrante do Laboratório Permanente de Pesquisa sobre a Arte do Ator em Turim (Itália).

Alexander de Moraes (BH) - co-fundador do Grupo Teatro Pontifex. Graduação e licenciatura em Artes Cênicas pela UNI-RIO. Ex-integrante do Grupo Teatro da Passagem dirigido por Tarak Hamam. Atuou no Grupo Acto com sede em Portugal.

Benjamin Abras (BH) - desenvolve pesquisa sobre as tradições afro-brasileiras. Foi integrante da Cia. Primitiva de Arte Negra. Integra o Grupo Fala Tambor, de samba de roda, e o Grupo Eu sou Angoleiro. É integrante do Grupo Teatro Pontifex.

Público-alvo: atores e estudantes de teatro.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 25 a 28 de julho

Horário: 9h às 12h   

Material do aluno: roupas confortáveis para exercícios físicos

Preço: R$50,00

O ATOR ARTESÃO: LABORATÓRIO SOBRE IMPROVISAÇÃO ESTRUTURADA E INTERPRETAÇÃO

Propor aos participantes dois exercícios distintos: a composição individual de uma breve cena, a partir de uma improvisação sobre lembranças pessoais, e uma composição coral (do grupo inteiro), a partir da poesia "Os Dormentes" de Walt Whitman. Os dois exercícios deverão ser montados numa única estrutura dramática que será apresentada no final do laboratório. Esse trabalho prático permitirá aos atores experimentar as bases artesanais de seu ofício: a simplicidade, o rigor e a fantasia.

Professor

François Kahn (França/Itália) - francês radicado na Itália (Cremona). Fez parte do Grupo Théâtre de l`Expêrience, em Paris, de 1971 a 1975. Trabalhou com Jerzy Grotowski em vários projetos parateatrais do Teatr Laboratorium (Polônia). Fez parte do Gruppo Internazionale l’Aventura, de Volterra (Itália), de 1982 a 1985, e participou da direção e criação de vários ateliês organizados pelo grupo: Viae - Actions dans la ville - L’atelier. De 1986 a 1996, participou como ator e dramaturgo dos espetáculos de Roberto Bacci (em particular La trilogia), diretor do Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale, de Pontedera. Durante o mesmo período dirigiu vários espetáculos (Quentin – Rahel - Primo amore - Alice). A partir de 1995, criou o projeto Teatro da Camera, no qual atua como ator em espetáculos baseados em textos  literários (Marcel Proust – Gérard de Nerval – Franz Kafka).

Público-alvo: jovens atores, profissionais ou não.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 25 a 30 de julho

Horário: 13h às 18h    

Material do aluno: roupa confortável para o trabalho físico, uma coberta (para trabalho físico e criação) e um caderno para a memorização; roupas para as improvisações e a apresentação: camisa branca e calça para os homens e camisa branca e saia colorida para as mulheres.

Preço: R$80,00

SEMINÁRIOS

DANÇA NO ENSINO SUPERIOR 

Estabelecer um diálogo entre as universidades no que concerne às redes curriculares, aos objetivos e perfis dos egressos dos cursos superiores de dança no país.Novos programas curriculares e panorama histórico de cursos superiores de dança no Brasil serão apresentados e posteriormente discutidos.

Coordenadora: Mônica Medeiros Ribeiro (UFMG)

Palestrantes

Arnaldo Leite Alvarenga (BH) - Bailarino, professor e coreógrafo, com formação em Leitura Corporal. Criador e coordenador do curso de Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente integra o corpo docente do curso de Graduação em Artes Cênicas da EBA - UFMG. É Mestre em Educação pela FAE - UFMG e Doutorando dessa mesma Instituição. É subcoordenador do GT de Dança da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 

Cássia Navas (SP) - Doutora em dança e comunicação/semiótica (PUC/SP), pós-doutora em dança (ECA/USP) e especialista em gestão, ação e políticas culturais pela Formation Internationale Culture/Université de Dijon/Ministério da Cultura da França/UNESCO, é autora de Vem dançar (São Paulo, 2001), 1º Ato (Palco, Belo Horizonte, 2002), de Teatro do Movimento: um método para o intérprete-criador (Brasília, 2003), este último junto com a coreógrafa Lenora Lobo, dentre outros. Integrando a comissão das Bolsas VITAE e coordenando na ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - o GT Pesquisa de Dança no Brasil, interpretação e processo de criação, é parecerista ad hoc da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), da Fundação Carlos Chagas/FundaçãoFord e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, tendo participado do Grupo de Trabalho incumbido da primeira etapa de criação dos cursos do Campus USP Leste (2003,São Paulo).

Graziela Rodrigues (SP) - Bailarina,  coreógrafa, atriz, diretora de espetáculos e roteirista no Brasil e no Exterior. Bacharel e licenciada em Psicologia. Doutora em Artes. Professora da UNICAMP desde 1987. Coordenadora do Curso de Graduação em Dança, Instituto de Artes, UNICAMP, desde de 1997. Referências importantes em sua formação: Ballet Teatro Minas, Ballet Stagium, Teatro Vento Forte. Realizou inúmeros espetáculos, tendo inaugurado vários teatros no Brasil. Participou de núcleos de pesquisas cênicas em São Paulo, Brasília e Madri. Criou espaços como o Ensaio Teatro e Dança (Brasília), cursos, espetáculos e linhas de pesquisas. Criou o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete.

Público-alvo: comunidade em geral

Vagas: 50

Período: 23 de julho

Horário: 9h às 12h e 13h às18h    

Atividade gratuita

PEDAGOGIA TEATRAL

Refletir sobre a pedagogia teatral na contemporaneidade a partir de diferentes perspectivas.

Coordenador: Fernando Mencarelli (UFMG)

Palestrantes

Maria Thaís (SP) – dia 25

Beth Lopes (SP) – dia 26

François Kahn (França/Itália) – dia 27

Público-alvo: comunidade em geral

Vagas: 50

Período: 25 a 27 de julho

Horário: 18h30 às 19h30    

Atividade gratuita

ARTISTA EM RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Possibilitar uma experiência coletiva para desenvolvimento de um projeto comum a partir de um programa de artista em residência, transdisciplinar, envolvendo as áreas de artes audiovisuais, cênicas e plásticas, literatura e música. As informações detalhadas da atividade se encontram na área de Projetos Especiais.