Reunimos aqui vídeos, documentos e outros materiais voltados para a formação docente em acessibilidade e inclusão no ensino superior, fruto da parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEED) e Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ).O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos que inspirem reflexões e apoiem a construção de uma universidade mais democrática e inclusiva. Aqui, docentes, gestores e toda a comunidade acadêmica encontrarão conteúdos que abordam desde os fundamentos históricos e conceituais da deficiência, passando pelas políticas públicas de educação inclusiva, até estratégias concretas para promover a acessibilidade em sala de aula, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária.A proposta é que esses materiais sirvam como convite à reflexão e ao engajamento coletivo, fortalecendo o compromisso com a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência.CoordenaçãoProfa. Terezinha Rocha (FaE | UFMG)Profa. Daniela Vaz (EEFFTO | UFMG)

Este curso foi pensado para oferecer um passo inicial para termos bases teórico-conceituais, reflexões e planejarmos intervenções práticas para construirmos conjuntamente uma universidade mais inclusiva. Com esse intuito, o nosso convite é para explorarmos os fundamentos teóricos e práticos desse campo, para que a acessibilidade e a inclusão dos estudantes com deficiência seja algo presente em nossas ações na universidade, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.

Partiremos da seguinte pergunta: como podemos tornar nossas ações institucionais mais democráticas e acessíveis para todos os estudantes, independentemente de suas especificidades?

Com base nessa questão inicial, este curso foi organizado em quatro eixos. São eles:

  1. Fundamentos sobre deficiência:no qual são apresentadas perspectivas históricas, aspectos conceituais e formas de acesso à educação por parte das pessoas com deficiência.
  2. Políticas públicas de educação inclusiva:no qual são abordados os direitos e as políticas públicas de educação para estudantes com deficiência e, também, as políticas afirmativas voltadas para esse grupo de estudantes.
  3. Acessibilidade no ensino superior:no qual são apresentados os principais tipos de barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência e como nossas ações estão implicadas na inclusão em diferentes cenários.
  4. Recursos e práticas para a acessibilidade:no qual apresentamos aspectos que envolvem o uso de tecnologias assistivas, desenho universal de aprendizagem (DUA) e adequações curriculares para a promoção da acessibilidade e inclusão no ensino superior.

 

Aula 01 - Introdução

Texto: Apresentacao da Disciplina

 

Aula 02 - As percepções e representações sobre a deficiência

Texto: O que é deficiência - Diniz 2007

 

Aula 03 - Abordagens históricas de ensino para pessoas com deficiência

Texto: Breve Historico da Educação Especial - Mendes 2010

 

Aula 04 - Os diferentes tipos de deficiência, barreiras e formas de acessibilidade

Texto: Deficiencia. direitos humanos e justiça - Diniz et al 2009

 

Aula 05 - Políticas públicas de educação inclusiva e políticas de acessibilidade e inclusão no ensino superior

Texto: Política de Cotas na UFMG - Petten et al 2018

 

Aula 06 - O papel da comunidade universitária nos processos de inclusão

 

Aula 07 - Recursos, práticas e intervenções para a promoção da acessibilidade no Ensino Superior

Texto: Acessibilidade Tecnologica - Filho 2009

 

Aula 08 - Planejamento prático do atendimento e do apoio aos estudantes com deficiência

Texto: Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem - Pletsch 2021