O que são Ações Afirmativas?

Ações Afirmativas são políticas (públicas ou privadas) criadas com o objetivo de promover grupos social e historicamente discriminados e, assim, superar e reparar os efeitos presentes das discriminações que incidem sobre as condições de deficiência, raça, etnicidade, gênero e sexualidade.

No Brasil, as lutas por políticas de ação afirmativa foram trazidas para debate público pelo Movimento Negro Brasileiro, que denunciou a ausência de pessoas negras no ensino público superior e suscitou a discussão sobre a necessidade de implementação de políticas de reservas de vagas para ingresso nas universidades e demais instituições federais de ensino. Portanto, as conhecidas cotas destinadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, são exemplos de políticas públicas de ação afirmativa.

A UFMG tem contribuído para a contínua democratização do acesso ao ensino superior. Muitos estudantes antes raramente incluídos na educação superior em nosso País acessam os diversos cursos da UFMG que, atualmente tem um perfil de estudantes cada vez mais plural.