Os Espaços de Cuidados Parentais são uma ação em apoio a permanência de mães e pais estudantes da UFMG, em consonância com o art.22 da Lei n 14.914 de 3 de julho de 2024, com recursos provenientes da Emenda Parlamentar n° 43340021/2024.
Informamos o funcionamento dos cinco Espaços de Cuidados Parentais instalados nos seguintes locais: Instituto de Ciências Biológicas (ICB), na Faculdade de Medicina (Campus Saúde), na Faculdade de Educação (FaE), no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A implantação de uma sexta unidade está prevista até julho, na Faculdade de Farmácia.
Conheça o funcionamento de cada Espaço de Cuidados Parentais
Os Trocadores de Fralda foram instalados a partir da manifestação de interesse pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas dos campi da UFMG ao Edital 1655/2025, disponibilizado no site da PRAE em junho de 2025. A instalação dos trocadores de fralda corresponde a mais uma ação voltada à defesa da permanência de estudantes que equilibram a maternidade e a paternidade com a universidade, em acordo com a Política Institucional de Parentalidade da UFMG.
Atualmente, os trocadores podem ser encontrados em 19 Unidades e espaços da UFMG.
Conheça a localização dos trocadores de fraldas
Leia mais sobre o assunto em: