O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas, banheiros adaptados para deficientes e políticas específicas que, na UFMG, são coordenadas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e constituem compromisso com o respeito ao acesso da informação e à diversidade.
Na Web, a acessibilidade se refere sobretudo às recomendações do World Content Accessibility Guide (WCAG) do W3C e, no caso do governo federal, ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites da administração pública federal.
Na barra superior do site o usuário encontra a opção para alterar o contraste e no rodapé está o mapa do site. Os recursos estão disponíveis em todas as páginas do site.
Tecnologias assistivas
Parte dos testes de navegação no site foram realizados com o software leitor de tela NVDA.
Libras
A ferramenta VLibras é indicada pelo governo federal para acessibilidade de seus sites. Obtenha informações sobre o recurso e como adicioná-lo no navegador por meio deste link.
Governo digital
Acesse neste link arquivos do site governo eletrônico sobre recomendações em acessibilidade.
[Texto adaptado da aba Acessibilidade do portal do governo federal]