Carro-biblioteca atende comunidades da Região Metropolitana de BH

Programa da ECI atua desde 1973 nas comunidades | Lucas Senra UFMG

O Carro-biblioteca é o segundo mais antigo programa de extensão da UFMG. Ele é desenvolvido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação (Cenex/ECI) desde 1973.

O objetivo é democratizar a informação e a leitura junto às grupos socialmente vulneráveis e promover ações culturais e educativas, além de proporcionar o desdobramento de vários outros projetos acadêmicos, de pesquisa e de extensão e oferecer bolsas de estágio (aperfeiçoamento) para os alunos, que têm a possibilidade de ampliar os conhecimentos acadêmicos e conhecer as realidades das comunidades.

Cada local recebe a visita do veículo do Carro-biblioteca uma vez por semana (devido à pandemia, as visitas foram temporariamente suspensas).  O Carro-Biblioteca tem geralemente um ponto fixo, permanecendo ali por um período de duas horas aproximadamente. Crianças, jovens e até adultos chegam e encontram um pouco sobre a história desse programa, bem como informações sobre o dia a dia do Carro-Biblioteca.

Além da disposição das obras no veículo, o programa tem desenvolvido práticas ampliadas para estimular a relação com os livros, como rodas de leitura, contação de histórias e atividades multimídia.

Atualmente, são principalmente atendidas três comunidades da grande BH: Jardim Encantado, em São José da Lapa, Nossa Senhora de Fátima, em Sabará, e São João de Deus, no distrito de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

“Lá vem a Rádio Janela”

Durante o isolamento social imposto pela covid-19, o programa não parou. São levadas contação de histórias e informações úteis sobre o novo coronavírus às localidades tradicionalmente atendidas. Devido à dificuldade de muitas delas não contar com conexão à internet, foi lançando o projeto Rádio Janela, que passa pelas ruas levando à informação, cultura e entretenimento à população.

“A rádio surgiu de uma demanda das próprias comunidades. Em sua maioria pessoas carentes e sem acesso às redes sociais, por exemplo. Elas encontram na Rádio Janela uma maneira de ter acesso à informação de qualidade, cultura e lazer”, afirma a estudante e participante da ação, Luana Bozi, que é discente do curso de Biblioteconomia da UFMG.

Acompanhe as novidades do Carro-biblioteca no site e redes sociais do programa.