Fomento

Veja alguns editais/programas de apoio à extensão

PBEXT UFMG

O objetivo é estimular a participação do estudante em programas, projetos e cursos de extensão universitária, de modo a contribuir para sua a formação acadêmica, espírito crítico e atuação profissional. As atividades são contempladas com bolsas na modalidade PBEXT, que são destinadas a estudantes de graduação, e na modalidade PBEXT Ação Afirmativa, aberta exclusivamente a alunos classificados socioeconomicamente pela Fump ou que ingressaram pelo sistema de cotas.

Formação em Extensão

Fomento à participação discente em atividades de extensão desenvolvidas pelos programas de pós-graduação da UFMG. As propostas preveem a participação integrada de estudantes de graduação e pós-graduação em programa ou projeto de extensão universitária.

Produtos Extensionistas

Apoio ao desenvolvimento de propostas de materiais destinados à educação básica e profissional da rede pública, como cartilhas, manuais, informativos, jogos ou objetos educativos, produtos audiovisuais, aplicativos, sites e materiais de tecnologia social.

Apoio à Gestão

O objetivo é contribuir para a gestão e avaliação da extensão universitária, e desenvolvimento e aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas.

Paie

O Programa de Apoio Institucional a Eventos (Paie) concede incentivo financeiro para a realização de eventos acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento. São patrocináveis eventos de interesse técnico, científico, esportivo e artístico, tais como como palestra, colóquio, congresso, oficina, lançamento de publicações, festival, espetáculo e exposição.

Ações Museológicas

Chamada Interna da Rede de Museus para apoio à realização de ações museológicas extensionistas nos espaços que integram a Rede.

Apoio à Política de Extensão

O objetivo é selecionar discentes da UFMG para atuar em atividades de extensão desenvolvidas pela Pró-reitoria de Extensão. As bolsas, oferecidas na modalidade Apoio à Política de Extensão da Proex/UFMG (Bolsa APEX), são destinadas a graduandos matriculados em diversos cursos oferecidos pela Universidade.

 Voluntários

A PROEX incentiva a participação voluntária dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG em atividades de extensão. Com a criação do edital 09/2020, conseguimos aperfeiçoar a gestão, o registro e a certificação dos discentes e contribuir com o trabalho dos Centros de Extensão.

Iniciação científica em museus

Programa apoia projetos de pesquisa em interface com a extensão no âmbito da Rede de Museus da UFMG. As atividades aprovadas em edital são comtempladas com bolsas de iniciação científica para estudantes da Universidade.

Democratizar

Lançado em 2021, esse edital busca estimular a participação de estudantes em programas, projetos e cursos que contribuem para a promoção e defesa dos direitos humanos. As atividades são contempladas com bolsas para discentes da Universidade que pertencem à grupos sociais como mães com criança em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência e cotistas.

Os editais lançados e as formas de participação estão disponíveis em Editais de Fomento.