Rede Lide reúne UFMG, Bh-TEC, Fiocruz/Minas, Biominas e Tecnoparq | Divulgação
Na sexta-feira, dia 5 de julho, às 9h30, a UFMG, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Fiocruz Minas/Instituto René Rachou, a Biominas Brasil e o Parque Tecnológico de Viçosa Tecnoparq/UFV irão lançar a Rede Lide em CT&I (Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação). O evento de lançamento será no BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira, Belo Horizonte).
Para apresentar o projeto, a equipe da Rede Lide em CT&I promoverá o debate Comunicação da Ciência: a proposta da Rede Lide. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas.
Convidados
O debate terá a presença de Bernardo Esteves, repórter da revista Piauí especializado em ciência e meio ambiente. Com 24 anos de experiência, ele é apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo), autor do livro Admirável novo mundo – uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras, 2023) e professor do Amerek, o curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG.
Outra convidada é a jornalista Maísa Caldeira, da TV Record Minas. À frente do MG no Ar, ela levará sua experiência com a reportagem e edição para televisão a partir de uma perspectiva prática sobre a cobertura e o contato com pesquisadores.
Além dos jornalistas, a gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC, Cristina Guimarães, falará sobre a criação da rede, seu propósito e a importância do projeto. A diretora de Divulgação Científica da UFMG, Débora D’ávila Reis, também professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade, compartilhará a visão de cientistas sobre a divulgação e as ações previstas pela sua equipe na Rede Lide.
A pesquisadora da Fiocruz Minas Cristiana Ferreira Alves de Brito, também secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e coordenadora dos programas de divulgação científica e extensão da instituição, discutirá o papel da divulgação científica em saúde e os impactos das notícias sobre a ciência na saúde da população.
A diretora do Tecnoparq e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) Adriana Faria, referência em inovação no país, destacará a importância da Rede Lide para o Parque Tecnológico de Viçosa e como o modelo pode ser adotado por ambientes de inovação. Representando a Biominas Brasil, a gerente de operações e parcerias Isabela Allende apresentará um panorama sobre a instituição e falará sobre a importância da parceria e da criação da Rede Lide.
Ações em rede