Estudantes do projeto ‘Storytelling para ciência de alimentos’: aprender de forma lúdica | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG
Um total de 74 trabalhos integrou a segunda fase de apresentações e arguições do 27º Encontro de Extensão. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (23) no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), campus Pampulha da UFMG, depois de as produções conquistarem o prêmio de relevância acadêmica na seleção prévia nas unidades.
O projeto de extensão Storytelling para ciência de alimentos, vinculado à Faculdade de Farmácia da UFMG, foi um dos participantes das apresentações, que ocorreram no âmbito da programação da Semana do Conhecimento 2024. O trabalho referente ao projeto – da área da educação – foi exposto pelo estudante de graduação em Artes Visuais João Pedro Oliveira Mendonça, que, junto aos colegas, demostrou a importância da iniciativa para ensinar crianças e jovens sobre segurança e ciência dos alimentos por meio de histórias, jogos e brincadeiras.
Meio ambiente e direito à educação
Mateus Martins, da Engenharia Florestal: relevância da extensão para a temática ambiental | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG
Quem também se entusiasmou em participar das apresentações foi o aluno do curso Engenharia Florestal Mateus Martins, que veio do campus regional da UFMG em Montes Claros para relatar a experiência do Herbário Itinerante do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). “Foi um dos principais momentos da minha vida estudantil. Pude mostrar todo o esforço da equipe do Herbário Norte Mineiro e quão relevante é a extensão universitária para a sociedade dentro da temática ambiental”, contou Mateus.
As produções também contemplaram as áreas da saúde, cultura, comunicação, direitos humanos e justiça, tecnologia e produção e trabalho. Ao lado das colegas do curso de Análises Clínicas do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, a aluna Marina Luiza da Silva falou de sua participação voluntária em atividade que busca assegurar o direito a cultura, lazer e educação entre crianças em tratamento nos hospitais de Belo Horizonte. “O projeto possibilitou grande impacto na minha formação e no desenvolvimento como pessoa” destacou Marina.
Marina (segunda, da esquerda para a direita): grande impacto na formação | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG
Os trabalhos mais bem avaliados nesta quarta pelas comissões compostas por professores da UFMG e membros da Câmara de Extensão e da comunidade externa receberão o prêmio Destaque de Extensão – modalidades graduação e pós-graduação -, que será entregue na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento nesta sexta-feira, dia 25, às 14h, no Auditório da Reitoria.
Troca de saberes
O Encontro de Extensão é promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com as unidades acadêmicas com o objetivo de socializar os resultados de programas, projetos, cursos e prestação de serviços, proporcionar a troca de saberes entre participantes e divulgar iniciativas que conectam a universidade à comunidade, fortalecendo a educação, a cultura e o desenvolvimento social.
Dúvidas do evento podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.