Hospital das Clínicas promove o “2º Encontro de Extensão PROEX-HC-Campus Saúde”

Objetivo foi fortalecer a extensão universitária na unidade 

 

Evento reuniu cerca de 50 pessoas no Hospital das Clínicas da UFMG | Foto: Luna Normand/HC UFMG

Evento reuniu cerca de 50 pessoas no Hospital das Clínicas da UFMG | Foto: Luna Normand/HC UFMG

O Hospital das Clínicas da UFMG realizou na tarde de quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2024, o 2º Encontro de Extensão PROEX-HC-Campus Saúde, que teve como objetivo principal fortalecer a extensão universitária na unidade especial. O evento ocorreu presencialmente no Centro de Apoio Didático (CAD 8).

A oferta de atividades de extensão no Complexo Hospitalar das Clínicas tem experimentado um crescimento significativo desde 2023. O evento apresentou esse cenário, os principais resultados obtidos, as iniciativas em andamento, os desafios enfrentados e as perspectivas para 2025.

O encontro teve a participação do pró-reitor de Extensão da UFMG, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, que abordou o cenário da Extensão na Universidade, o panorama histórico, as diretrizes, a gestão, as modalidades, os números, o Sistema de Informação da Extensão (SIEX) e outras questões relevantes da dimensão acadêmica.

Extensão forte 

O superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, ressaltou na abertura que poucas instituições federais têm a extensão como uma de suas características mais fortes, como é o caso do HC/UFMG. A instituição é hoje primeiro hospital da Rede Ebserh em volume de extensão com um total de 119 atividades cadastradas.

O pró-reitor Glaucinei Rodrigues Corrêa parabenizou a realização do evento, a iniciativa do Centro de Extensão (Cenex) da unidade, bem como a Política de Extensão da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra o HC/UFMG. “O desenvolvimento da extensão na unidade pode ser ainda mais fortalecida com a implementação da Política Extensionista da Ebserh a partir de 2025”, destaca Glaucinei.

Para a coordenadora do Cenex/HC, professora Sônia Maria Nunes Viana, o evento foi um momento de alinhamento. “Em agosto, a Ebserh nos chamou para uma reunião na qual foi apresentada uma proposta de política de extensão da Rede Ebserh para 2025. Com isso, achamos interessante alinhar o que já fazemos aqui, baseado na UFMG, com o que está por vir da Ebserh, uma relação que será um grande ganho para o hospital”, disse.

O 2º Encontro de Extensão PROEX-HC-Campus Saúde contou ainda com as presenças da coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh, professora Rosuíta Fratari, da Gerente de Ensino e Pesquisa, Fabiana Maria Kakehasi, da vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Simone Cardoso Lisboa Pereira, e da diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfouri Pereira.

A expectativa do HC é realizar outro evento em maio, o “Encontro de Extensão da Rede Ebserh”.

Rede Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG e da Pró-reitoria de Extensão UFMG