Evento no ICEx apresenta atividades de extensão e divulgação científica

Professora Aniura Milanés apresentou o projeto Quebra-cabeças de Matemática | Foto: Yasmim Carvalho e Julia Braga/ICEx

Professora Aniura Milanés apresentou o projeto Quebra-cabeças de Matemática | Foto: Yasmim Carvalho e Julia Braga/ICEx

Grupos de extensão do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG compartilharam experiências no 1º Workshop de Extensão – Ações de Divulgação Científica. O evento ocorreu na segunda, dia 16 de dezembro, no Auditório 2 do Departamento de Química – campus Pampulha.

Foram apresentadas ao público atividades que têm como foco principal a divulgação da ciência nas escolas públicas de Minas Gerais, por meio de diversas ações como aulas, experimentação e visitas de professores e alunos da educação básica aos departamentos da unidade.

Participaram das apresentações os projetos Museu da Matemática, Grupo de Astronomia, Química Faz bem, Portal Ciência na Web, Quebra-cabeças de Matemática, entre outros.

Além de compartilhar experiências, os grupos também debateram, elencaram e propuseram ações que podem ser realizadas de maneira conjunta e coordenada nas escolas públicas e na Universidade.

O 1º Workshop de Extensão foi organizado pelo Departamento de Química com o apoio do Centro de Extensão (Cenex) do ICEx e Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

O evento contou ainda com a participação do pró-reitor de Extensão, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da chefe e subchefe do Departamento de Química da UFMG, respectivamente, professores Arilza de Oliveira Porto e Jarbas Magalhães Resende, dos chefes dos departamentos de Física e Matemática da UFMG, respectivamente, professores Leandro Mallard e Fábio Brochero, além da coordenadora do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), Aparecida Alves Oliveira, que representou a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Belo Horizonte.