Participantes na segunda edição curso, que foi realizada em 2023 na Serra do Cipó | Foto: Ecologia do Fogo
A UFMG promoverá a 4ª edição do curso de extensão Ecologia e Manejo Integrado do Fogo, de 25 a 27 de abril de 2025. O objetivo principal é capacitar agentes que combatem incêndios florestais em Minas Gerais.
A formação vai ocorrer, pela primeira vez, no Parque Nacional da Serra do Gandarela (PNSG), e contará com a participação maciça de brigadistas, bombeiros, analistas ambientais, gestores de unidades de conservação, estudantes e outros interessados na temática.
Os participantes vão discutir e trocar experiências com foco no Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma alternativa sustentável de redução dos danos do fogo por meio de ações planejadas, educativas e baseadas em evidências científicas.
Programação diversificada
A quarta edição contará com palestras e discussões abrangentes sobre combustão, comportamento do fogo, mudanças climáticas, técnicas e práticas de manejo, educação ambiental, integração e fortalecimento das brigadas, além de atividades de campo.
Confira a programação completa.
O curso é oferecido pelo Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), a Brigada Cipó e a Brigada 1.
Outras informações estão no Instagram.