UFMG e instituições do Foripes debatem Novo Acordo do Rio Doce

Dirigentes se reuniram para articular ações com a Casa Civil da Presidência da República

 

Gestores discutiram em Mariana ações para colaborar com o Novo Acordo do Rio Doce | Foto: Foripes

Gestores reunidos em Mariana para colaborar com o Novo Acordo do Rio Doce | Foto: Foripes

A UFMG e outras instituições que fazem parte do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) participaram, no dia 15 de setembro, de reunião no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP), em Mariana, para tratar das ações do Novo Acordo do Rio Doce.

O pró-reitor de Extensão da UFMG, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, representou a reitora Sandra Goulart Almeida no encontro, que contou também com a participação, de forma remota, de representantes da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

O objetivo foi debater estratégias conjuntas das instituições que integram o Foripes, com foco na reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão — desastre que atingiu em 2015 comunidades, rios, ecossistemas e a economia de cerca de 200 municípios mineiros da Bacia do Rio Doce.

Compromisso com a reparação
A equipe da Casa Civil destacou o interesse do governo federal em estabelecer parcerias com universidades e institutos. Os dirigentes do Foripes reforçaram o compromisso em colaborar em diversas inciativas, a exemplo de projetos e pesquisas desenvolvidos na região e estudos sobre comunidades indígenas e povos originários.

Um dos principais encaminhamentos foi a realização, nos próximos 30 dias, de workshops temáticos com a participação das instituições mineiras e dos ministérios, a fim de alinhar ações em várias áreas, como água e saneamento básico, memória, mulheres e uso e recuperação do solo.

O Foripes é atualmente presidido pelo reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva. A entidade congrega 19 instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais.