UFMG promove seminário sobre soberania, democracia e educação

Na quinta-feira, dia 2 de outubro, às 17h30, a UFMG vai sediar o seminário Soberania Nacional, Democracia e Educação. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado no Auditório da Faculdade de Direito (Avenida João Pinheiro, 100 – Centro, Belo Horizonte).

O seminário será promovido pelo Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, que foi criado em 2022 para reunir projetos e iniciativas da Universidade voltados ao combate à desinformação, ao letramento digital, à análise dos processos eleitorais e ao fortalecimento da democracia. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o programa também realiza publicações, jornadas e palestras sobre o tema.

Defesa da soberania

No evento, será discutida a relação entre soberania, democracia e educação, associando-os ao desenvolvimento do país e à garantia de direitos básicos para a população. O debate também abordará os recentes ataques à soberania brasileira nas relações internacionais.

O seminário será realizado em parceria com o deputado federal Patrus Ananias (PT), que participará do debate ao lado da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e dos professores Hermes Guerrero (Faculdade de Direito), Geane Alzamora (Departamento de Comunicação Social – Fafich), Leonardo Avritzer (Departamento de Ciência Política – Fafich) e Anna Luiza Coli (Instituto de Estudos Transdisciplinares – IEAT/UFMG).

Pilares

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, o deputado Patrus Ananias destacou, em suas redes sociais, que a “soberania nacional, democracia e educação são pilares para a construção de um Brasil mais justo e soberano”. Ele acrescentou que “a democratização do acesso à educação e a valorização das universidades como elementos essenciais para o desenvolvimento soberano são considerados inegociáveis”.