Resolução da Câmara de Extensão aprova normas e procedimentos gerais das bolsas

Documento orienta comunidade da UFMG sobre programas de fomento da Proex

 

Bolsistas do edital APEX, um dos programas da Pró-reitoria de Extensão | Foto: Divulgação Proex

Bolsistas do edital APEX, um dos programas da Pró-reitoria de Extensão | Foto: Divulgação Proex

A Pró-reitoria de Extensão da UFMG publicou a Resolução nº 4, de 14 de novembro de 2025, que aprova as Normas e Procedimentos Gerais de Bolsas e outros incentivos financeiros.

O documento reúne as principais orientações sobre os programas de fomento da Proex — responsáveis pela concessão de bolsas de extensão e outros incentivos financeiros a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

A resolução detalha, entre outros pontos, processos e fluxos relativos à implementação das bolsas e outros incentivos financeiros e à seleção de estudantes para participação nas atividades.

No que se refere à seleção de bolsistas, as normas trazem a recomendação de uso de modelo de edital (em versão editável) disponibilizado no site da Proex, na página de cada programa, como Pbext, Democratizar e Apex.

A resolução também descreve atribuições de coordenadores, estudantes e Colegiados de Extensão (Cenex), além de apresentar orientações sobre o relatório final e a emissão da declaração de participação dos discentes após o encerramento do vínculo com a atividade.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou telefone 3409-3928 ou 4637.