Seminário da Proex promove integração entre equipes

Encontro integrou processo de construção do novo plano de gestão da Proex

 

Evento foi realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

Evento foi realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG reuniu servidores técnico-administrativos, diretores e bolsistas, no dia 22 de abril de 2026, para um seminário de troca de saberes e integração entre os setores, como parte da elaboração do novo plano de gestão da Proex (2026-2030).

O encontro foi realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG e contou, ao longo do dia, com caminhada pelo museu, rodas de conversa e atividades coletivas.

A programação começou com um encontro com Isabel Casimira Gasparino, a Rainha Belinha do Reino Treze de Maio. Ela compartilhou ensinamentos sobre saberes tradicionais, ancestralidade, espiritualidade e cultura popular.

Confluência

Após o almoço, as atividades foram retomadas com a exibição de um vídeo do filósofo e poeta Nêgo Bispo, que abordou a importância da confluência, conceito que orientou as discussões da tarde.

As equipes se organizaram em quatro grupos a fim de discutir ideias e propostas, que foram, em seguida, compartilhadas com todos os participantes. Os encaminhamentos vão agora orientar o plano de gestão da Proex.

O seminário reforçou a importância da escuta e da articulação entre conhecimentos na construção das políticas de extensão da UFMG, fortalecendo a cultura da transparência e do planejamento na Universidade.