UFMG vai às ruas defender uma sociedade livre de manicômios

Depois de dois anos, cortejo voltou às ruas de Belo Horizonte

Evento teve participação de estudantes do curso de Psicologia | Foto: CAPsi UFMG

Na tarde de quarta (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a comunidade da UFMG participou do Cortejo Antimanicomial.

O ato, que iniciou na Praça Afonso Arinos e percorreu as principais ruas da região central de Belo Horizonte, teve a presença de representantes dos três segmentos da Universidade, que se juntaram aos movimentos sociais, coletivos e usuários dos serviços de saúde para defender a luta antimanicomial e denunciar os desmontes da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao som de apresentações musicais e artísticas, o cortejo teve como tema ‘Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, poesia’.

O ato também integra a programação 10ª Semana de Saúde Mental da UFMG. A organização da Semana, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), disponibilizou um ônibus de ida e volta, do campus Pampulha, aos participantes da comunidade universitária. Outro ônibus foi disponibilizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Participantes do cortejo após o retorno ao campus Pampulha | Foto: Divulgação Semana de Saúde Mental

O tradicional desfile do bloco ‘Liberdade Ainda que Tam Tam’ é uma das principais atrações do cortejo, que é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM), Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (ASSUSSAM) e Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA).

Em 2020 e 2021, o cortejo não havia ocorrido devido à pandemia de covid-19.