Pela primeira vez, Jornada de Extensão conta com espaço formativo na programação

Oficina enfocou a importância da integração ao ensino e à pesquisa

 

Atividade teve a participação de estudantes, docentes e técnicos da Universidade | Foto: Vitória Alves/ Comunicação Proex UFMG

 

Nos dias 23 e 24 de maio, a comunidade universitária participou da oficina A integração da extensão com o ensino e com a pesquisa e como ela pode contribuir para a formação dos/das estudantes. A atividade foi realizada no CAD1 (Campus Pampulha), marcando, também, o retorno das atividades presenciais da Jornada de Extensão à UFMG. 

A oficina foi ministrada pelo professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, diretor de Apoio à Gestão da Extensão (Dage/Proex). A atividade promoveu discussões sobre, entre outros aspectos, o conceito da extensão universitária, modalidades, diretrizes, integração com o ensino e a pesquisa e seu impacto na formação do estudante.

Isabella Diniz, que cursa o 7° período da graduação em Psicologia na UFMG, ressaltou a importância que a extensão tem na vida do discente ao permitir “a troca de conhecimentos e a interação com público que não está inserido no âmbito acadêmico”. 

A participante lembrou o papel desempenhado pelas atividades na aplicação de conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Os extensionistas são inseridos em diversas situações em que é imprescindível aplicar os conhecimentos de forma prática”. 

A oficina também abordou a contribuição social da extensão, as oportunidades oferecidas, a integralização na grade curricular dos cursos de graduação. Foram sanadas, ainda, algumas dúvidas dos participantes relacionadas a formas de participação e proposição de atividades. 

Em 2022, pela primeira vez, a Jornada de Extensão reservou esse espaço formativo na sua programação. O evento acontece de 23 a 25 de maio de forma semipresencial e tem, também, seminário, concurso de vídeos e apresentações de arte e cultura.

Outras informações podem ser obtidas no site da Jornada.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex