Comitê apoia o reconhecimento das empresas juniores

Equipe da RH Consultoria Jr, empresa Júnior do curso de graduação em Psicologia da UFMG. | Foto: Arquivo RH Consultoria Júnior

As empresas juniores da UFMG tem o apoio do Comitê de Empresas Juniores (COEJ) nos processos de reconhecimento institucional. O COEJ está responsável por receber os processos de reconhecimento, conceder a certificação das empresas e oferecer orientações e diretrizes necessárias nesses processos.

A coordenadora do COEJ é a professora da Faculdade de Direito da UFMG, Juliana Cordeiro de Faria. Ela destaca que os trabalhos são essenciais para as políticas de estímulo ao empreendedorismo e à inovação na Universidade. “O COEJ acompanha e analisa os pedidos de reconhecimento em constante diálogo com as EJ, orientando-as quanto à adequação das normas, prazos e leis para entender a essa nova realidade, que será fundamental para políticas de desenvolvimento, aprimoramento e estímulo da UFMG”, afirma.

O comitê busca ainda desburocratizar a tramitação dos processos e atender a eventuais demandas. “Vamos certificar as empresas juniores de modo a oferecer segurança e qualidade tanto para elas quanto para a Universidade. Aquelas que, eventualmente, não se adequarem, vão precisar realizar as reformulações necessárias”, esclarece a coordenadora.

Diálogo com a sociedade

O COEJ, que passou a vincular-se à Pró-reitoria de Extensão da UFMG a partir de sua instituição, visará também valorizar a dimensão extensionista das EJ. “Os projetos das empresas juniores são fundamentais para a formação dos estudantes e desempenham um papel importantíssimo no diálogo da Universidade com a comunidade externa”, avalia a professora Juliana Cordeiro de Faria, que lembra que “o órgão é uma novidade entre as universidades do país”.

Fazem parte do COEJ cinco membros titulares e suplentes – quatro docentes e um discente –, cuja designação está publicada em portaria. Além da coordenadora Juliana Cordeiro de Faria, são titulares os professores  Hanni Camille Yehia (Escola de Engenharia), Ana Valéria Carneiro Dias (Escola de Engenharia), Liza Figueiredo Felicori Vilela (Instituto de Ciências Biológicas) e o aluno do curso de Administração, Gabriel Correia Domingues de Carvalho.

Os docentes são indicados pela Câmara de Extensão, Câmara de Graduação e Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), para mandato de 2 anos. Os discentes, que cumprem mandato de um ano, são indicados nos termos do Regimento Geral e do Estatuto da UFMG.

Fale com o COEJ pelo e-mail: coej@ufmg.br

Sobre as empresas juniores

Elas são organizações constituídas por alunos de graduação e destinadas a serem espaços formativos para o empreendedorismo e profissionalização em vinculação com sociedade. As empresas juniores oferecem serviços a baixo custo nas diversas áreas do conhecimento, e as atividades dos alunos são orientadas por professores da Universidade.

Existem hoje, na UFMG, 29 EJ  – vinculadas a 14 unidades acadêmicas.

Gabriela Francine (Assessoria de Comunicação da Proex)