Comunidade conta com rede de serviços a distância em saúde mental

A a Rede de Saúde Mental e a Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG oferecem uma ampla rede de serviços de acolhimento a distância para comunidade da UFMG. A disponibilização dos atendimentos integra o Projeto de acolhimento a Distância, que foi lançado na pandemia de covid-19.

Estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados, além de profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, contam com suporte nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem. Essa rede não apenas oferece orientações especializadas como está preparada para conversar e ouvir desabafos e relatos de problemas.

Os serviços funcionam de segunda a sexta, das 8h às 21h, em escalas variadas dentro desse período, a depender da disponibilidade do profissional solicitado. Veja lista dos profissionais disponíveis e seus contatos. Com perfil heterogêneo, os profissionais estão capacitados a prestar auxílio a quem mais precisa, sobretudo no momento de agravamento de casos de sofrimento mental.

Site Saúde Mental

A UFMG oferece ainda uma página na Internet para estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, trabalhadores terceirizados, familiares e amigos que estejam ou conheçam alguma pessoa em situação de sofrimento mental.

O site é mais uma ação que se soma ao acolhimento a distância, implantado no início da pandemia, e aos serviços de escuta e acolhimento já realizados por quase 50% das unidades acadêmicas.

O canal de comunicação agrega conteúdo multimídia, como textos, vídeos sobre depoimentos de superação, referências teóricas, espaço para comunicação, indicação de filmes, de legislação e de contatos dos serviços e redes de apoio e canais de acolhimento oferecidos pela própria Universidade e atendimento especializado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que integram a Rede de Saúde Mental.

Assista a um relato de superação feito pela aluna Mayara Mello, do curso de Zootecnia do campus Montes Claros (Vídeo YouTube UFMG).