Projeto Conviver – Cátedra Sergio Vieira de Mello

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos para duas vagas e formação de cadastro de reservas no projeto de extensão Conviver: A UFMG e a Integração de pessoas migrantes e refugiadas no Estado de Minas Gerais, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG).

As inscrições vão até 31 de agosto de 2023, via formulário on-line.

É oferecida uma vaga de bolsa na modalidade Pbext Ação Afirmativa e uma vaga para extensionista voluntário.

Poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMG que possuam conhecimentos e habilidades adequadas para o bom exercício do plano de trabalho previsto nas atividades. Está vedada a participação de alunos com previsão de formatura menor que dois semestres.

O(a) bolsista atuará nas tarefas associadas a elaboração de questionários, entrevistas, reuniões e apoio às atividades da Cátedra Sergio Vieira de Mello, voltadas ao apoio e promoção dos direitos de pessoas migrantes e refugiadas. É necessário ter perfil humanista, ter interesse em temas internacionais e sensibilidade para mediação intercultural; conhecimento de outros idiomas (espanhol, árabe, cerol, francês ou inglês, preferencialmente) é recomendável.

Documentos

No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
– Número do documento de identidade (RG, CNRM, CPF, Carteira de Trabalho)
– Informar matrícula UFMG, telefone, e-mail e forma preferida de contato para agendamento de entrevista (se classificado entre os 5 primeiros colocados).
– Anexar Histórico Escolar em PDF;
– Anexar Curriculum Vitae em PDF;
– Anexar Carta de Apresentação descrevendo o interesse do(a) aluno(a) pelo projeto e as iniciativas da Cátedra Sergio Vieira de Mello da UFMG, bem como sua trajetória prévia de estudos e/ou atuação no tema das migrações e do refúgio, se houver;
– Para candidatos concorrendo à vaga PBEXT ação afirmativa, anexar documento comprobatório de auxílio da FUMP e/ou comprovante de ingresso na graduação pelo sistema de ação afirmativa da UFMG

As demais informações estão disponíveis no edital de seleção.

Sobre o projeto

Coordenado pela professora Carolina Moulin Aguiar, do Departamento de Ciências Econômicas/Face/UFMG, o projeto se insere no esforço de consolidação da Cátedra, parceria estabelecida em 2020 entre a UFMG e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

A iniciativa visa monitorar e apoiar alunos e alunas beneficiárias das políticas afirmativas para migrantes e refugiados na UFMG e articular a Universidade com outros setores da sociedade para a proteção desses grupos.

O objetivo é melhorar a qualidade da informação, ampliar a participação discente nas atividades de articulação da UFMG com a rede e sistematizar informações sobre o perfil do corpo docente em situação migratória e de refúgio e formar recursos humanos qualificados para atender diretamente essa população.

O projeto se insere em um conjunto já consolidado de atividades da UFMG vinculadas ao tema dos direitos humanos e das migrações internacionais.

Outras informações do projeto Conviver.