Avaliação da extensão

Política de Avaliação da Extensão na UFMG 

A Resolução n° 05/2021 da Câmara de Extensão “Estabeleceu as Diretrizes para a Política de Avaliação da Extensão da UFMG”. Conforme o documento:

“considera-se avaliação da extensão toda a prática de análise e reflexão sistemática de caráter político-institucional, voltada à qualificação das atividades de extensão, fundamentada na relevância acadêmica e social da universidade pública que subsidiem a revisão de concepções e práticas, a tomada de decisões e a atualização constante do planejamento da UFMG para a extensão” (Art 1º, Parágrafo único).

Como descrito no documento – Política de Avaliação da Extensão -, desde o início dos anos 2000, a equipe da PROEX vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas, aprimoradas de maneira contínua, para tornar permanente a avaliação institucional da extensão. Atualmente, a avaliação das atividades de extensão na UFMG conta com os procedimentos e instrumentos avaliativos abordados a seguir.

  1. Perfis das Ações de Extensão da UFMG

Mapeamento das atividades de extensão desenvolvidas pelas vinte unidades acadêmicas, unidades especiais e outros órgãos da Universidade. Como estratégia de trabalho, esse conjunto de unidades foi dividido em quatro grupos. Objetivando-se um acompanhamento periódico da extensão na UFMG, a partir de dados do Sistema de Informação da Extensão (SIEX), desde 2015, estão sendo elaborados perfis descritivos para cada um desses grupos a cada três anos, resultando em ciclos avaliativos trienais. Os dados resultantes desse mapeamento são disponibilizados às unidades para discussão com a PROEX e planejamento estratégico do conjunto de atividades de extensão.

1.1. Primeiro Ciclo Avaliativo das atividades de extensão na UFMG (dados de 2014 a 2016):

Relatório 2016 – (postado em 20/02/2018) – Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Instituto de Ciências Exatas, Escola de Ciências da Informação, Faculdade de Letras, Escola de Música, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional, Escola de Enfermagem, Administração Central e Órgãos Auxiliares e Suplementares).

Relatório 2015 – (atualizado em 22/01/2018) – Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Veterinária, Faculdade de Ciências Econômicas, Instituto de Geociências, Escola de Arquitetura, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia, Museu de História Natural e Jardim Botânico e Escola de Educação Básica e Profissional).

Relatório 2014 (atualizado em 12/09/2017) – Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Agrárias, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Direito, Escola de Belas Artes, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia).

Documento síntese do 1º Ciclo Avaliativo

1.2. Segundo Ciclo Avaliativo das ações de extensão na UFMG (comparativo 2014-2017)

A partir de 2018, os dados sistematizados nos relatórios do 1º Ciclo foram retomados para fins de análise comparativa da evolução dos perfis das atividades de extensão nas unidades analisadas, em forma de sinopse, acompanhada de um parecer avaliativo com considerações e proposições da PROEX para cada uma das Unidades. No 2º Ciclo Avaliativo, os dados das unidades administrativas e outros órgãos não foram analisados.

1.2.1 – Relatórios 

UFMG 2014-2017

UFMG 2014-2018

UFMG 2014-2019

1.2.2 – Relatórios das Unidades Acadêmicas e Especiais

Faculdade de Medicina (2014-2017)

Instituto de Ciências Agrárias (2014-2017) 

Hospital das Clínicas (2014-2017)

Faculdade de Farmácia (2014-2017)

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2014-2017)

Faculdade de Educação (2014-2017)

Faculdade de Engenharia (2014-2017)

Escola de Belas Artes (2014-2017)

Faculdade de Direito (2014-2017)

Faculdade de Odontologia (2015-2018)

Museu de História Natural e Jardim Botânico (2015-2018)

Instituto de Geociências (2015-2018)

Instituto de Ciências Biológicas (2015-2018)

Faculdade de Ciências Econômicas (2015-2018)

Escola de Educação Básica e Profissional (2015-2018)

Escola de Arquitetura (2015-2018)

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2016-2019)

Escola de Ciência da Informação (2016-2019)

Escola de Música (2016-2019)

Instituto de Ciências Exatas (2016-2019)

Faculdade de Letras (2016-2019)

Escola de Enfermagem (2016-2019)

Documento Síntese do 2º Ciclo Avaliativo

1.3. Terceiro Ciclo Avaliativo das ações de extensão na UFMG (comparativo 2020-2022)

O 3º Ciclo Avaliativo dos Perfis da Extensão na UFMG será composto pelos dados do triênio 2020-2021-2022 cotejados com os alguns dos dados sistematizados nos ciclos anteriores, considerando o intervalo temporal de 2014 a 2022.

Essa linha de base foi estabelecida para posterior comparação com o período subsequente à pandemia da COVID-2019 e à implementação das novas resoluções da extensão universitária na UFMG. As sinopses não serão acompanhadas de parecer avaliativo, pois objetiva-se oferecer uma base de dados para que as próprias unidades acadêmicas e especiais possam acompanhar e produzir análises das mudanças no perfil das atividades de extensão que subsidiem o processo de avaliação institucional da área na UFMG.

UFMG 2014-2022
Apêndice do Relatório da UFMG

  1. Avaliação dos Bolsistas participantes dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PBEXT

Desde o início de 2000, a PROEX vem realizando o acompanhamento dos programas e projetos contemplados pelo Edital PBEXT por meio da aplicação de formulários de avaliação. No formato atual, os formulários são preenchidos pelos orientadores e bolsistas de extensão no Sistema de Fomento. Esses instrumentos são utilizados principalmente para avaliar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes participantes na perspectiva dos bolsistas e de seus orientadores.

Relatório Comparativo da avaliação bolsistas – 2012 e 2013

Relatório 2013

Relatório 2014

Relatório 2015

Relatório 2016

Relatório 2017

  1. Acompanhamento dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PROEXT/MEC/Sesu

O acompanhamento destas ações é realizado por meio da análise dos relatórios parciais e finais com emissão de parecer técnico e elaboração de relatório síntese sobre as principais dificuldades/mudanças relatadas pelos coordenadores nos relatórios parciais relativos ao desenvolvimento dos programas/projetos. Ao final do processo de acompanhamento, elabora-se também o relatório síntese do Perfil e de alguns resultados dos Programas e Projetos, com base na análise dos relatórios finais apresentados pelos coordenadores.

Relatório 2014

  1. Mapeamento das atividades de Extensão do/no currículo de graduação

O Plano Nacional de Educação (2014-2024) estabelece em sua estratégia 7 da meta 12 o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos à graduação em programas e projetos de extensão universitária. Perante essa previsão e a importância da extensionalização dos currículos de graduação da UFMG, no ano de 2017, a Pró-Reitoria de Extensão realizou o mapeamento sobre a creditação curricular em ações de extensão dos/nos cursos de graduação da UFMG.

Relatório 2017

  1. Outros relatórios

Relatório Consulta Avaliadores – Encontro de Extensão 2014