Edital interinstitucional Mariana

A UFMG, juntamente com UFOP, UFV e o IFMG (campus Ouro Preto), publicou e divulgou, em 30 de março de 2021, o Resultado Final do “Edital Fomento a Projetos Interinstitucionais de Extensão em Interface com a Pesquisa para Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Enfrentamento à Pandemia da COVID-19”.

Resultado Parcial (Publicado em 15/03/2021)

Em 11 de dezembro de 2020, foi divulgado o resultado o final das inscrições homologadas (após período de recursos).

Confira também as propostas homologadas (publicado em 02/12/2020) e a Retificação do calendário, publicada em 5 de fevereiro de 2021.

Sobre o edital

Edital 01/2020  é inédito (veja também Retificação) e foi lançado no dia 8 de outubro de 2020 pela UFMG e as universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV) e o Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-MG). Em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto, a iniciativa vai  financiar projetos conjuntos de extensão em interface com a pesquisa a fim de apoiar a região afetada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, ocorrido em 2015, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.

As propostas deverão ser focadas ainda no enfrentamento da covid-19 e na concretização de, ao menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) – também conhecidos como Agenda 2030.

Os projetos devem ser submetidos, até 25 de novembro, por servidores docentes e técnico-administrativos em efetivo exercício nas instituições proponentes do edital, por meio deste formulário eletrônico. Será permitida a submissão de apenas uma proposta. O edital prevê ainda que a equipe dedicada à atividade seja composta por membros da comunidade universitária de pelo menos duas das instituições.

Cada projeto poderá pleitear recursos de até R$ 100 mil. Eles serão destinados  ao custeio de diversas atividades, como material de consumo, manutenção de equipamentos, passagem diárias, bem como pagamento de bolsas de pesquisa e extensão de acordo com referências do CNPq. O prazo de execução é de 12 meses. A seleção e a classificação são feitas por comitê avaliador interinstitucional.

As pró-reitorias de Extensão da UFMG, UFOP, UFV e o IFMG (campus Ouro Preto) publicaram, em 5 de fevereiro de 2021, Retificação com alterações no calendário.

Ineditismo e inovação

A rede mobilizada em torno do edital conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. As iniciativas aprovadas serão financiadas com recursos provenientes de multa aplicada à mineradora Samarco S.A.

A pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, ressalta que o edital traz elementos importantes e inovações, como a viabilização de projetos conjuntos que articulam extensão e pesquisa e a incorporação da Agenda 2030 às políticas acadêmicas. “É muito importante que as universidades continuem colaborando com as populações e territórios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, pois, mesmo quase cinco anos depois do desastre, há muito ainda por fazer. Também é de grande relevância incorporarmos a Agenda 2030 e fomentarmos a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destaca a pró-reitora.

Outro aspecto marcante, segundo Claudia Mayorga, diz respeito à atuação em rede, base da articulação materializada no edital. “O trabalho colaborativo entre universidades e institutos mineiros na proposição de um edital que articule equipes dessas instituições é inovador e necessário, notadamente neste momento desafiador”, conclui.