Formação Transversal em Direitos Humanos

O debate sobre os direitos humanos e a formação para a cidadania democrática vem, aos poucos, ganhando espaço e relevância no nosso país. Ao mesmo tempo, lidamos com padrões históricos de opressão, violência, desigualdade e violações.

Por meio da Formação Transversal em Direitos Humanos, o aluno terá contato com as diversas dimensões dos direitos humanos, o histórico de lutas e proposições, os marcos regulatórios, os indicadores das desigualdades, as especificidades das experiências que envolvem os direitos de minorias e terão oportunidade de experimentar a prática do planejamento e do desenvolvimento de intervenções.

Pretende-se também construir uma espaço de reflexão e análise dos princípios, valores e direitos que caracterizam a dignidade humana, a democracia e a sociedade livre, justa e solidária e oferecer ao estudante as diversas perspectivas que caracterizam o intenso debate social, político, jurídico, cultural, científico sobre os direitos humanos.

As disciplinas são ministradas pelos professores da Rede de Direitos Humanos da UFMG. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da Universidade. Pessoas da comunidade externa também podem se matricular na modalidade disciplina isolada.

Conheça a proposta da Formação Transversal em Direitos Humanos.

As disciplinas ofertadas no semestre, prazos e instruções de matrícula são divulgados na página da Pró-reitoria de Graduação da UFMG e nas redes sociais.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria das Formações Transversais (localizada na sala A105 do CAD III no campus Pampulha) pelo telefone (31) 3409-6590 ou por e-mail transversal@prograd.ufmg.br