Criada em 2015, a Formação Transversal em Divulgação Científica é uma das possibilidades de percurso formativo para todos(as) discentes de graduação ou pós-graduação da UFMG. O/a discente de graduação pode optar por cursar as disciplinas como Formação Livre ou seguir todo o percurso de 300 horas/aula.
Objetivos:
- Promover o entendimento sobre a dinâmica da ciência, abordando seus riscos, incertezas e aspectos éticos;
- Preparar os/as estudantes para explorarem e discutirem possíveis relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos diversos contextos profissionais e sociais que demandarem tal debate;
- Capacitar os/as estudantes para a redação de textos e construção de narrativas de divulgação científica e para a utilização de meios e espaços diversos para a sua veiculação;
- Capacitar os/as estudantes para discutirem, a partir da perspectiva do conhecimento científico e de suas implicações sociais, os grandes temas transversais da atualidade, tais como: pandemias, mudanças climáticas, impactos da tecnologia, pobreza e desigualdade, dentre outros;
- Preparar os estudantes para a prática da divulgação científica como ciência cidadã, que promova a apropriação dos modos de exploração da realidade baseados em ciência pela população.
Matriz Curricular
Corpo docente
Disciplinas ofertadas neste semestre, instruções e cronograma de matrículas
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria das Formações Transversais (sala A105 do CAD III no campus Pampulha) pelo telefone (31) 3409-6590 ou por e-mail transversal@prograd.ufmg.br.