Valorização dos saberes e sabores de Jaboticatubas

Inscrições abertas, até 24 de julho de 2024, para bolsa (PBEXT Ação Afirmativa) no projeto “Valorização dos saberes e sabores de Jaboticatubas: produção compartilhada de catálogo de receitas de alimentos tradicionais com alunos da Escola Estadual Arco Verde e agricultores familiares agroecológicos”.

Poderão inscrever-se estudantes do curso de Geografia, Ciências Socioambientais e Turismo da UFMG.

Pré-requisitos

-Estudantes de graduação que são mães com criança em idade escolar, estudantes travestis e transexuais, estudantes com deficiência, estudantes indígenas e quilombolas, estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e/ou assistidos (nível I, II ou III) pela Fump;
-Quarto ao penúltimo período;
-Disponibilidade para trabalhar 20hs/semanais;
-Interesse em trabalhar diretamente com agroecologia.

Inscrições

As inscrições são recebidas pelo e-mail cenex@igc.ufmg.br (identificar no campo assunto o título do Projeto e o número do edital).

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos digitalizados em pdf:
– Histórico Escolar da graduação;
– Texto contendo uma exposição dos motivos que levaram o(a) estudante a pleitear sua participação no projeto (máximo uma lauda);
– Documentação comprobatória.

Confira as informações completas no edital de seleção.

O projeto

A iniciativa busca valorizar alimentos tradicionais e a cultura de Jaboticatubas (MG), município da região metropolitana de Belo Horizonte. Em parceria com estudantes da Escola Estadual Cardeal Arcoverde, agricultores e consumidores da feira Raízes do Campo, visa-se elaborar, publicar e distribuir catálogo de receitas com alimentos locais que estão sendo resgatados dentro da perspectiva agroecológica. O projeto é vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC/UFMG).