‘1º Encontro CENEX’ defende o fortalecimento da extensão da UFMG

Evento inédito debateu ideias, sugestões e perspectivas da dimensão acadêmica na Universidade

 

Representantes dos Cenex e da Pró-reitoria de Extensão na primeira edição do evento | Foto: Comunicação Proex

Representantes dos Cenex e da Pró-reitoria de Extensão na primeira edição do evento | Foto: Comunicação Proex

A primeira edição do Encontro CENEX foi realizada na segunda-feira, dia 11 de setembro, na Estação Ecológica (campus Pampulha).

O evento proporcionou um momento singular de troca de experiências entre coordenadores, secretários e membros dos Centros de Extensão da UFMG.

Os participantes contaram suas expectativas em relação ao evento, bem como sugeriram ideias e propostas para fortalecer a extensão e sua missão de estreitar a relação da Universidade com os outros setores da sociedade.

Que extensão queremos?

Diferentes unidades compartilharam conhecimento e saberes | Foto: Comunicação Proex

Diferentes unidades compartilharam conhecimento e saberes | Foto: Comunicação Proex

O evento foi palco de uma reflexão aprofundada acerca dos caminhos a serem percorridos para que tenhamos uma extensão cada vez mais mais forte e atuante.

Os participantes puderam expor abertamente suas ideias e sugestões e visualizaram as perspectivas da dimensão acadêmica.

A integração foi favorecida por meio do registro de insights e proposições em murais e a realização de dinâmicas.

Foi debatida a importância de uma maior interação e diálogo entre as unidades, valorização dos Cenex e reconhecimento da extensão na carreira docente e na cultura universitária.

Também foi destacada a relevância do fortalecimento dos objetivos da extensão, como a interprofissionalidade e interdisciplinaridade, que foram lembradas como diretrizes fundamentais.

Os participantes também defenderam que a extensão da UFMG alcance mais a sociedade, amplie o atendimento às demandas sociais e viabilize uma maior participação da comunidade externa nas atividades. Os docentes e técnico-administrativos ainda deram contribuições para o cumprimento das ações propostas.

Reflexão e qualificação

A coordenadora do Centro de Extensão da Faculdade de Medicina, professora Patrícia Gonçalves Teixeira, ressaltou que “o encontro criou muitos espaços de reflexão e discussão e foi uma excelente oportunidade de aproximação entre os diversos Cenex e representantes da Pró-reitoria de Extensão”.

O 1º Encontro CENEX também serviu para qualificar e aprender mais sobre extensão, de acordo com a secretária do Cenex do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Valéria Silveira. “Foi um iniciativa muito interessante. Gerou novas ideias e ofereceu aprendizado e qualificação, que serão importantes para nossa atuação”.