22ª UFMG Jovem mostra a força das ciências e da inovação na educação básica

Edição de 2021 teve dois de intensa programação; vídeos dos participantes estão disponíveis no site do evento

Representando a Escola Estadual Celso Machado, Ana Clara (à direita) e Maria Eduarda receberam o destaque do Ensino Médio por trabalho sobre reutilização de fezes e plástico por meio de máquina umidificadora (Reprodução YouTube)

Em 2021, a UFMG Jovem aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro.

A 22ª edição da feira da educação básica da UFMG premiou 13 trabalhos de alunos sob a orientação de professores das escolas de Minas Gerais.

Já a Mostra Educação e Saúde, em sua segunda edição, premiou 8 trabalhos da área de Ciências da Natureza, apresentados por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No Desafio: Como Seria o Mundo Se…, foi premiado um trabalho em cada categoria: desenho, áudio, texto e vídeo. Nessa atividade, o público infantojuvenil das escolas expressou outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar com o planeta Terra.

O anúncio dos premiados foi feito na sexta-feira, dia 10, e teve entre os convidados a ex-aluna da Escola Estadual Coronel Américo Teixeira Guimarães, de Fortuna de Minas (MG), Rânia Juliana Ferreira. A estudante, que foi premiada em 2019, na 20ª edição, destacou importância da feira para sua trajetória.

“A UFMG Jovem permite aos alunos da educação básica mostrar o que fazem para um mundo melhor. Todos os participantes são vitoriosos, e tenho certeza que a feira transformou a vida de vocês como transformou a minha”, disse, emocionada, Rânia.

Relatos, interações e aprendizagens

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, a UFMG Jovem 2021 teve também rodas de conversa, exposições e atividades virtuais na quinta e sexta, dia 9 e 10 de setembro, no canal da Proex no YouTube.

Na Conversa com Cientistas, pesquisadores da UFMG de áreas como Cultura, Natureza e Arte responderam, ao vivo, às perguntas feitas por alunos das escolas. A atividade teve como tema Natureza, Diversidade, Cultura e Arte.

O #ExploraUFMG 2021 apresentou vídeos dos espaços dos campi da Universidade que recebem a educação básica e se reinventaram na pandemia. Os vídeos permanecem em exibição no site do evento.

A programação ainda contou com a Tamborzada Brincante e relatos de experiências de estudantes da educação básica, bolsistas de Iniciação Científica CNPq (PIBIC Júnior / 2021).

A presença indígena e quilombola foi outro destaque. As escolas quilombolas e indígenas foram contempladas com reservas de vagas e também foram apresentados os costumes e as metodologias de aprendizagem da escola indígena Pataxoop, da aldeia de Muã Mimãtxi, de Itapecirica (MG).

Na página da UFMG Jovem, além dos vídeos dos trabalhos premiados, estão todos os vídeos selecionados para apresentar na 22ª Feira da Educação Básica, na 2ª Mostra Educação e Saúde, no Desafio: Como seria o Mundo Se eno #ExploraUFMG.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações estão disponíveis no Facebook e Instagram do evento.