Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta’ evento terá programação ampliada em 2021.
Nos dias 9 e 10 de setembro, professoras, professores e estudantes da educação básica, de escolas públicas e privadas, de todo o estado de Minas Gerais, vão apresentar suas produções na 22ª edição. Os vídeos dos trabalhos estarão organizados nas seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo Ensino Técnico, Profissionalizante e Ensino de Jovens e Adultos).
Veja a lista dos trabalhos que foram selecionados, que vão se apresentar nos dois dias de evento. Os vídeos ficarão em exibição no canal do YouTube da Proex/UFMG a partir do dia 9. Além da exibição dos vídeos, relacionados em playlist, haverá uma programação especial preparada pela comissão organizadora.
Neste ano, a tradicional feira será realizada, mais uma vez, no ambiente virtual, juntamente com a 2ª Mostra Educação e saúde, o desafio Como seria o mundo se…, o #ExploraUFMG e o Conversa com cientistas.
Mostra Educação e Saúde
Em sua segunda edição, a mostra apresentará trabalhos da área de Ciências da Natureza com foco na temática do evento – Educação e Saúde (trabalhos selecionados).
Professores, estudantes e egressos dos programas de mestrado profissional vão apresentar e divulgar os recursos educacionais resultantes de suas pesquisas e compartilhar as experiências com a comunidade universitária e a educação básica e profissional.
Desafio Como seria o mundo se…,
Nessa atividade, crianças e jovens de todos os níveis da educação básica usarão a criatividade para expressar suas ideias em forma de texto, desenho, vídeo ou áudio.
O objetivo é emergir outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar e valorizar a imaginação, elemento inerente não apenas à criação artística, mas a qualquer processo de aprendizagem e produção de conhecimento.
#ExploraUFMG e Conversa com Cientistas
Os laboratórios, espaços e projetos da UFMG exibirão vídeos que produziram, que demostram a sua interação com o público infantojuvenil. Por fim, o Conversa com cientistas reunirá pesquisadores para dialogar com crianças e jovens sobre temas da atualidade.
Em 2021, escolas quilombolas e indígenas foram contempladas com reservas de vagas.
A UFMG Jovem é promovida anualmente, desde 1999, pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Todas as informações e atualizações da programação estão disponíveis no Facebook, Instagram e site do evento.
Ano passado, a feira premiou 36 trabalhos de autoria de estudantes de diversas escolas do Estado. Veja o vídeo da cerimônia de premiação: