22ª UFMG Jovem ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro

Pela segunda vez virtual, evento vai promover o intercâmbio e a troca de experiências entre a comunidade universitária e a educação básica

Ano passado, 36 trabalhos foram premiados pela feira da educação básica (Reprodução YouTube Extensão UFMG)

Ano passado, 36 trabalhos foram premiados na feira da educação básica (Reprodução YouTube Extensão UFMG)

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta’ evento terá programação ampliada em 2021.

Nos dias 9 e 10 de setembro, professoras, professores e estudantes da educação básica, de escolas públicas e privadas, de todo o estado de Minas Gerais, vão apresentar suas produções na 22ª edição. Os vídeos dos trabalhos estarão organizados nas seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo Ensino Técnico, Profissionalizante e Ensino de Jovens e Adultos).

Veja a lista dos trabalhos que foram selecionados, que vão se apresentar nos dois dias de evento. Os vídeos ficarão em exibição no canal do YouTube da Proex/UFMG a partir do dia 9. Além da exibição dos vídeos, relacionados em playlist, haverá uma programação especial preparada pela comissão organizadora.

Neste ano, a tradicional feira será realizada, mais uma vez, no ambiente virtual, juntamente com a 2ª Mostra Educação e saúde, o desafio Como seria o mundo se…, o #ExploraUFMG e o Conversa com cientistas.

Mostra Educação e Saúde

Em sua segunda edição, a mostra apresentará trabalhos da área de Ciências da Natureza com foco na temática do evento – Educação e Saúde (trabalhos selecionados).

Professores, estudantes e egressos dos programas de mestrado profissional vão apresentar e divulgar os recursos educacionais resultantes de suas pesquisas e compartilhar as experiências com a comunidade universitária e a educação básica e profissional.

Desafio Como seria o mundo se…,

Nessa atividade, crianças e jovens de todos os níveis da educação básica usarão a criatividade para expressar suas ideias em forma de texto, desenho, vídeo ou áudio.

O objetivo é emergir outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar e valorizar a imaginação, elemento inerente não apenas à criação artística, mas a qualquer processo de aprendizagem e produção de conhecimento.

#ExploraUFMG e Conversa com Cientistas

Os laboratórios, espaços e projetos da UFMG exibirão vídeos que produziram, que demostram a sua interação com o público infantojuvenil. Por fim, o Conversa com cientistas reunirá pesquisadores para dialogar com crianças e jovens sobre temas da atualidade.

Em 2021, escolas quilombolas e indígenas foram contempladas com reservas de vagas.

A UFMG Jovem é promovida anualmente, desde 1999, pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Todas as informações e atualizações da programação estão disponíveis no Facebook, Instagram e site do evento.

Ano passado, a feira premiou 36 trabalhos de autoria de estudantes de diversas escolas do Estado. Veja o vídeo da cerimônia de premiação: