23ª UFMG Jovem ocorre em formato híbrido a partir desta quarta-feira

Evento terá apresentações de 298 trabalhos e a volta da comunidade escolar ao campus Pampulha

Depois de três anos, Universidade volta receber as escolas na UFMG Jovem | Foto: Marcus Vinícius dos Santos/ICB UFMG

Estudantes e professores de escolas de Minas Gerais estarão reunidos a partir desta quarta-feira (21) na 23ª UFMG Jovem. A programação contará com atividades presenciais no campus Pampulha e também on-line pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube

O evento terá como tema Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania.

A cerimônia de abertura será às 14h no Auditório da Reitoria, com a palestra Desmontando o ódio à política: um convite a juventude para se (re)pensar cidadão, do professor da educação básica João Paulo Lisbão Nanô.

A feira apresentará 138 trabalhos. Os vídeos das produções serão exibidos a partir de quinta-feira (22), às 9h, pelo YouTube.

Além disso, serão apresentados 160 trabalhos no âmbito da Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza. Participam professores e estudantes de programas de mestrado profissional das Instituições de Ensino Superior (IES) associadas ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) e do Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Promestre/FaE).

Na quinta-feira (22), ao longo do dia, o #ExploraUFMG promoverá visitas guiadas das escolas aos espaços físicos e projetos da Universidade.

Já na sexta (23), das 9h às 11h, o Auditório Nobre do CAD-1 vai receber a atividade Conversa com Cientistas, em que pesquisadores da UFMG e estudantes do ensino fundamental ou médio farão um bate-papo sobre ciência, tecnologia, arte, cultura e cidadania. O evento terá transmitido também pelo YouTube.

No Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, alunos da educação infantil vão expor seus textos, desenhos, vídeos e áudios no site e redes sociais do evento.

A cerimônia de encerramento será realizada na sexta (23), às 15h, no Auditório da Reitoria, quando o público conhecerá os trabalhos premiados no evento.

A programação completa, relação de trabalhos e demais informações estão no site oficial da UFMG Jovem.