247 atividades de extensão são desenvolvidas com apoio do PBEXT

Programa concede 641 bolsas a discentes participantes de programas, projetos e cursos de extensão universitária

Conforme o resultado final, publicado pela Proex no dia 4 de fevereiro, 247 atividades de extensão serão comtempladas com bolsas para discentes da UFMG.

Os coordenadores das atividades contempladas – servidores docentes e técnicos-administrativos da Universidade – deverão realizar a primeira indicação de bolsistas, de 1° março a 15 de março de 2022, no Sistema de Fomento.

Serão concedidas 641 bolsas, sendo 518 na modalidade PBEXT – destinadas a discentes da graduação – e 123 na modalidade PBEXT Ação Afirmativa – voltadas a alunos classificados socioeconomicamente pela Fump ou ingressos na UFMG via sistema de cotas. As bolsas terão vigência de 12 meses (março de 2022 a fevereiro de 2023).

Uma das atividades contempladas é o projeto ‘Leitura é Saúde’, que incentiva o hábito da leitura no campus Saúde da UFMG| Foto: Comunicação Escola de Enfermagem UFMG

Entre os pré-requisitos avaliados, estiveram a interação dialógica da universidade com a sociedade e o impacto na transformação social.

O resultado final se refere ao edital Edital 01/2021, que foi lançado no dia 19 de agosto de 2021, por meio da Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão (DAFE).

Pareceres e avaliação

Os proponentes poderão visualizar todos os pareceres – dos avaliadores e o parecer conclusivo da Câmara – diretamente no Sistema de Fomento.

Nesta edição, o PBEXT consolidou o processo de avaliação dupla. Dois avaliadores distintos emitiram seus pareceres e, em seguida, a Câmara de Extensão revisou e referendou o resultado, por meio dos presidentes dos comitês de cada área temática de extensão.

Pela primeira vez, foram recebidas propostas de cursos de extensão, vinculados a programa ou projeto, e que não cobram taxa de inscrição ou mensalidades de seus participantes. Foi lançado, também, um novo quadro de quesitos de avaliação.

Mais sobre o edital

O prazo de submissões de propostas terminou no dia 13 de outubro de 2021.

O objetivo é estimular a participação dos estudantes em extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e na interação dialógica com a sociedade.

Se você é estudante e tem interesse em participar das atividades, confira as oportunidades com inscrições abertas.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou telefone 3409-3928.