2° Encontro CENEX busca o reconhecimento da extensão da UFMG

Membros da PROEX e CENEX discutem ações e normas de avaliação das atividades extensionistas

 

Da esq. para dir.: Profa. Viviane Gomes (DAFE), Profa. Carmen Vergara (Pró-Reitora Adjunta de Extensão), Prof. Glaucinei Corrêa (Pró-Reitor de Extensão) e Profa. Gleide Avelar (DAGE). | Foto: Vinícius Duarte/Proex UFMG

Da esq. para dir.: Profa. Viviane Gomes (DAFE), Profa. Carmen Vergara (Pró-Reitora Adjunta de Extensão), Prof. Glaucinei Corrêa (Pró-Reitor de Extensão) e Profa. Gleide Avelar (DAGE). | Foto: Vinícius Duarte/Proex UFMG

 

Na terça-feira, 5 de novembro de 2024 ocorreu o 2º Encontro CENEX no Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – campus Pampulha da UFMG, que reuniu a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, assim como membros diretores da PROEX, coordenadores, secretários e membros dos Centros de Extensão da UFMG. A proposta do encontro foi  debater os avanços e desafios da extensão universitária, com destaque para critérios e procedimentos de avaliação das atividades de extensão pelos Cenex.

A mesa do evento foi composta pelo Pró-reitor de Extensão, Prof. Glaucinei Corrêa, a  Pró-reitora Adjunta, Profª. Carmen Vergara, assim como duas diretoras da PROEX, Profª. Viviane Gomes (DAFE) e Profª. Gleide Avelar (DAGE).

Como ponto de partida, Prof. Glaucinei Corrêa, apresentou os tópicos levantados na primeira edição do Encontro Cenex, realizado em 2023, realçando as mudanças realizadas. Entre os principais temas abordados, destacou-se a evolução da extensão, mas também foram apontados desafios, como a necessidade de maior valorização da participação dos discentes nos projetos extensionistas.  Reforçou-se a necessidade de estratégias conjuntas que aproximem as práticas de extensão do cotidiano universitário. Também foram abordadas propostas para captar mais recursos e dar mais visibilidade à extensão. Alguns pontos levantados neste encontro subsidiaram a escrita do novo PDI da Extensão.

Membros da PROEX e dos Centros de Extensão da UFMG participam do 2º encontro Cenex. | Foto: Vinícius Duarte/Proex UFMG

Membros da PROEX e dos Centros de Extensão da UFMG participam do 2º encontro Cenex. | Foto: Vinícius Duarte/Proex UFMG

As Normais Gerais da Extensão, recentemente aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), compuseram o segundo ponto de pauta, sublinhando que os Cenex são órgãos colegiados de gestão acadêmica e administrativa das atividades de extensão da UFMG. Os Cenex devem atuar de forma articulada com a Pró-Reitoria de Extensão, contribuindo para a avaliação, a promoção e a gestão das atividades extensionistas da UFMG.

Por sua vez,  o Prof. Glaucinei Corrêa salientou algumas iniciativas que podem contribuir  para integrar ainda mais a extensão nas práticas diárias da comunidade acadêmica, como o “Curso Oficina Acadêmica na Prática”, o “Plantão Siex” e a “Jornada da Extensão”.

As atividades de extensão têm por meta a integração da UFMG com a sociedade, sendo assim, outro ponto de pauta do encontro foi a apresentação da Matriz, uma proposta da PROEX para qualificar e criar parâmetros comuns de avaliação das atividades da extensão pelos Cenex. Conduzida pela Profa. Viviane Gomes (DAFE), tal proposta foi desenvolvida a partir de um diagnóstico, realizado com base no levantamento e análise documental nos 22 sites dos CENEX e uma pesquisa específica com estes – sendo inspirada no modelo utilizado pela FAO e pelo ICB.

O 2º Encontro CENEX reafirmou o compromisso da Proex e dos Cenex em fortalecer a extensão e buscar soluções para que essa dimensão acadêmica ganhe mais espaço e reconhecimento na comunidade universitária, fortalecendo sua presença e participação do conhecimento produzido pela universidade em diversos setores da sociedade.

 

Luiza Mendes | Assessoria de Comunicação – Proex